
Ter uma pista no meio do Rio São Lourenço, provavelmente era uma maneira do Quebec capitalizar os feitos do jovem Gilles Villeneuve nas pistas europeias e mundiais, ao volante de um dos carros da Scuderia. Óptimo para a publicidade, mas péssimo para os pilotos, pois estes se queixaram que ela era demasiado estreita, dificultando as ultrapassagens.
Os organizadores decidiram que a grelha seria restrita a 22 lugares, e estavam 28 pilotos inscritos. No pelotão, Riccardo Patrese estava de volta à Arrows, depois da GPDA o ter banido de correr a prova anterior, pois os pilotos achavam que ele era o culpado pelo acidente fatal de Ronnie Peterson, um mês antes, em Monza, enquanto que a Brabham inscrevia um terceiro carro para o jovem brasileiro Nelson Piquet. Na Ensign, Derek Daly iria correr desta vez sozinho.


No dia da corrida, sob céu nublado e muito frio, mais de cem mil pessoas foram assistir à etapa final do campeonato, esperançados, talvez, em ver pela primeira vez um canadiano no lugar mais alto do pódio. Na partida, Jarier arranca bem e consegue arranjar uma grande vantagem sobre o resto do pelotão, liderado por Jones, seguido por Scheckter, Villeneuve e Watson. Entretanto, Fittipaldi e Stuck envolvem-se pelo quinto lugar e acabam na berma nas primeiras curvas do circuito.
Com o passar das voltas, a vantagem de Jarier aumenta consideravelmente, e todos achavam que o piloto francês, que tinha guiado parte do ano ao serviço da Arrows, iria finalmente ganhar a sua primeira corrida da carreira, uma vez que a liderança era tão grande. Quando ao seu companheiro Mário Andretti, este estava a lutar pela quinta posição com Watson, quando colidiram, causando a desistência do piloto inglês, e o atraso do americano. Iria acabar a corrida no décimo lugar, a uma volta do vencedor.

A vinte voltas do fim, Villeneuve tinha um bom avanço sobre o resto do pelotão, e tinha somente de se controlar e levar o carro até ao fim, para conseguir o que era para muitos um sonho: um canadiano a ganhar o seu próprio Grande Prémio! No final, perante cem mil canadianos delirantes e o primeiro-ministro Pierre Trudeau, Gilles Villeneuve dava à Ferrari a quinta vitória do ano, e a primeira da sua carreira. Scheckter era segundo, no Wolf (seria o último pódio para a marca), e Carlos Reutmann o terceiro. Nos restantes lugares pontuáveis ficavam o Arrows de Riccardo Patrese, o Tyrrell de Patrick Depailler e o Ensign de Derek Daly, na primeira vez que um piloto da Republica da Irlanda alcançava pontos na Formula 1.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1978_Canadian_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr313.html
1 comentário:
Em hora muito apropriada este GP Memoria.
O fim das corridas - ao menos por enquanto - no Canadá é um fato muito triste para os amantes da f1.
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