sábado, 11 de outubro de 2008

Formula 1 - Ronda 16, Japão (Qualificação)

A qualificação para o GP do Japão, no circuito de Fuji, pode ter dado um resultado decisivo para Lewis Hamilton, pois ao conquistar a "pole-position", e ver o seu adversário mais directo, o brasileiro Felipe Massa, na quinta posição da grelha, pode ter cada vez mais abertas as portas para o título mundial.


Foi uma qualificação bem disputada (na Q1 havia 17 carros que ficaram separados por menos de um segundo), e na fase decisiva, quando muitos prognosticavam uma "pole-position" da Ferrari, Hamilton puxou dos galões e obteve o melhor tempo, tendo a seu lado o Ferrari do finlandês Kimi Raikonnen.


No final da qualificação, Hamilton disse de sua justiça: "A equipa fez um excelente trabalho e o carro está perfeitamente equilibrado. Temos um bom "set up" para a corrida e, assim sendo, partir na frente é a situação ideal. Vamos lá ver se a estratégia que escolhemos funcionará." Contudo, esta pole ficou ensombrada durante algum tempo com a queixa, emitida pela Renault, ao Colégio de Comissários Desportivos, por alegadamente Hamilton ter bloqueado Nelson Piquet Jr. no Q2, o que o poderá fazer perder três lugares, passando para 4º. Mas a queixa foi indeferida.


Na segunda fila ficaram o segundo McLaren de Heiki Kovalainen, o terceiro, e o Renault de Fernando Alonso, que com este resultado, confirma a boa tendência da equipa neste final de campeonato. Mas se o resultado do piloto espanhol espelha a sua garra e o regresso da confiança, já Nelson Piquet Jr. voltou a estar demasiados furos abaixo, já que não foi além do 12º posto.

Este resultado da Renault iguala-os com a BMW, onde Robert Kubica sairá da sexta posição (mas Nick Heidfeld foi pior, sendo 16º), e a monopolizar a quarta fila, ficarão os Toyota de Jarno Trulli e Timo Glock, que apesar deste bom resultado de conjunto, quereriam melhor, pois "jogam em casa"... No final do Top Ten ficaram os Toro Rosso de Sebastien Vettel e Sebastien Bourdais, que uma vez mais, ridicularizam a equipa principal, embora desta vez, David Coulthard (11º) tenha sido melhor que Mark Webber (13º)...

Mais logo, no final da madrugada, o GP do Japão terá o seu lugar. E os momentos decisivos aproximam-se...

Sem comentários: