Claro, quem assistiu ao rali, disse logo o que se passou: Rovanpera cometeu alguns erros que o impediram de se afastar da concorrência, e na entrada da última especial, o tempo não ajudou: estava a nevar fortemente, e os pneus Hankook não se adaptaram em neste tipo de superfície, e perdeu tempo para Kauppinen, que tinha de outra marca, cujos pregos são maiores que os coreanos, e claro, safou-se melhor.
O resultado é um pequeno escândalo - fez história, aos 18 anos tornou-se no mais jovem vencedor desse rali - e alguns já afirmam que a Finlândia pode ter encontrado um novo prodígio, mas há quem pense noutra coisa, mais... pragmática.
A Hankook chegou este ano ao WRC, e tem o monopólio dos pneus para os Rally1, e fala-se que tem menos qualidade dos que Pirelli e Michelin. Em Monte Carlo, houve conversas sobre a qualidade desses pneus, mas o rali correu bem para todos, sem grandes polémicas.
Mas as dúvidas estão lá. Quando o Rallyjournal, principal jornal automobilístico finlandês, perguntou a ele se os pneus com pregos dos coreanos são demasiado lentos para um carro de Rally1, escusou a responder. Pois...
Estamos a duas semanas do rali da Suécia, que acontece no norte do país, e em fevereiro, continua a nevar naquelas bandas. Portanto, pensar que poderá haver uma surpresa guardada na cartola é bem possível. E quanto ao Kauppinen... é melhor fixar o nome e ver o que ará nos próximos ralis. Ele deverá aparecer na Finlândia, em agosto, e está a correr num Toyota GR Yaris Rally2...
Sem comentários:
Enviar um comentário