terça-feira, 12 de outubro de 2021

Rumor do Dia: Andretti a caminho de controlar a Sauber-Alfa Romeo?


As noticias do final da semana passada falam que a Andretti Autosport poderá estar a finalizar um acordo para ficar com a maioria das ações da Sauber, e assim assumir tudo a partir de 2022. A fonte inicial é o site Racefans.net, e há quem até avance que, com isto, haveria um americano na Formula 1 na próxima temporada. Contudo, nesse campo, se uns dão essa certeza, outros dizem "calma aí" e afirmam que o lugar poderá ser chinês, graças ao Guanyu Zhou. É esperar para ver, neste campo.

Mas vamos ao que interessa: o site racefans.net fala que a Andretti quer 80 por cento da Sauber-Alfa Romeo, ao preço de, aproximadamente, 350 milhões de dólares. Apesar de eles não dizerem muito, as movimentações existem e há quem jure que o acordo será anunciado no fim de semana de Austin, no Texas.

Resta saber como serão as coisas com a Alfa Romeo, o outro parceiro no negócio, principalmente na parte dos motores. Quem diz Alfa... diz Ferrari, claro. Que colocou um dos seus pilotos, Antonio Giovinazzi, e também tem uma parceria de longa data com a Sauber, que data de 1997, quando foram rebatizados de Petronas. Se poderão meter algum "escolho" - leia-se, interferir na colocação de pilotos - no negócio para 2022 ou seguintes - que possa dificultar a negociação. Não se crê, mas é provável que, para o "Italian Jesus", os seus dias de piloto titular possam estar contados.

Caso o negócio avance, irá não só ficar com as instalações em Hinwill, na Suíça, que são altamente avançadas - o túnel de vento é dos melhores do mundo, alugado a marcas como a Audi, por exemplo - como ficarão num local central para as deslocações aos circuitos de Formula 1 europeus. Mas tem uma desvantagem: está fora do "Motorsport Valley" britânico, onde oito das dez equipas têm lá as suas instalações.

Mas caso a Andretti seja a segunda equipa americana no pelotão, depois da Haas, por coincidência, ambos são as equipas pior classificadas da temporada 2021. Podem ser um azar, porque segundo se fala, a Haas sacrificou esta temporada para dar um "passo de gigante" em 2022, com os novos regulamentos. Mas com os americanos a interessarem-se cada vez mais pela Formula 1, especialmente com a série "Drive to Survive", que passa na Netflix, e com a Andretti a ser uma das "grandes" do automobilismo americano, a par da Penske e da Chip Ganassi, e para culminar tudo isso, a entrada do GP de Miami em 2022, a 8 de maio, parece que o velho sonho da Formula 1 ter o interesse da vasta America parece se concretizar. 

Resta saber se tudo isto se confirmará. 

Sem comentários: