quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Endurance: Audi anunciou dois pilotos para o programa LMDh


O suíço Nico Muller e o alemão René Rast são os dois primeiros pilotos a serem confirmados para o programa da Audi para a Endurance, a partir de 2023, mas outros quatro estão à vista, entre eles o chinês Ye Yifei e o português Filipe Albuquerque.

Muller, de 29 anos e atual piloto da Team Rosberg no DTM, para além de ter andado pela Dragon Racing na Formula E, na última temporada, confirmou por estes dias que fará muito do programa de testes que deverá começar no primeiro trimestre do próximo ano. Já Rast, que vai fazer 35 anos no próximo dia 26, também andou no DTM, pelo Team Rosberg, onde foi campeão em 2017, 2019 e 2020, e esteve na Formula E nas duas últimas temporadas, pela Audi ABT, também participará no esforço de desenvolvimento e testes do carro de Endurance.

Quanto aos outros pilotos, a Audi disse que precisaria de pelo menos seis, para a sua aventura na Endurance. O sul-africano Kelvin van der Linde é um deles, sendo que o piloto de 25 anos, que também está no DTM e que esteve na luta pelo campeonato até à última corrida, acabando no terceiro lugar do campeonato. Outros dois são veteranos na Endurance, como o neerlandês Robin Frijns, que para além da Formula E, pela Virgin, ele corre pela Team WRT, que este ano venceu as 24 Horas de Le Mans na categoria LMP2. E com essa esquadra a tomar conta do chassis Multimatic com motor twin-turbo V8 do Grupo VAG, ele poderá ser a escolha mais natural.

Por fim, Filipe Albuquerque surge como o mais veterano deste grupo de pilotos. A caminho dos 37 anos, ele, que já guiou um dos chassis R18 da marca das quatro argolas em Le Mans, nas edições de 2014 e 2015, é um piloto bem sucedido quer na LMP2, quer na IMSA, onde triunfou por duas vezes em Daytona e já triunfou no campeonato americano em 2021. A sua experiência conta imenso para uma equipa como aquela.

E para finalizar, o chinês Ye Yifei, apesar dos seus 21 anos, traz velocidade e palmarés. Vencedor do título de LMP2 do European Le Mans Series (ELMS) em 2021 com a WRT, Yifei é rápido e consistente, ótimo para as aspirações da equipa alemã, mas também é uma maneira da Audi "piscar o olho" para a China, o seu maior mercado de automóveis. 

A Audi prepara o seu carro para se estrear em 2023, mas não será a única marca do grupo VAG que estará presente. A Porsche e a Lamborghini também estarão presentes com os seus chassis, esta últi,a a partir de 2024. 

Sem comentários: