terça-feira, 3 de julho de 2007

Bolides memoráveis - Arrows A2 (1979)

Na semana em que se comemoram 30 anos da estreia do primeiro carro com motor Turbo, o Renault RS01, tenho que também assinalar que esta semana também se comemora a estreia de um carro que marcou o seu tempo. O Arrows A2, de 1979, foi um carro tão radical, tão radical, tão radical que… não funcionou!

A equipa Arrows resultou na saída de quatro importantes elementos da Shadow, começou a sua aventura na Formula 1 em 1978. As siglas do seu nome representam os fundadores: Franco Ambrosio (A), o financiador; Alan Rees (R) e Jackie Oliver (O), ex-pilotos e “managers”; Dave Wass (W) e Tony Southgate (S), os projectistas.

Com o sucesso do Lotus 79 e do efeito-solo, em 1979 a Arrows apresentou o seu primeiro carro construído segundo o conceito efeito-solo: o Arrows A2. Aqui, Tony Southgate e David Wass desenharam um carro levando o conceito de efeito-solo ainda mais longe: os ailerons dianteiros desapareceram e em vez deles havia umas “abas” sobre a suspensão dianteira, a carenagem do carro incorporava o aileron traseiro que maximizava a baixa pressão debaixo do carro, as entradas de ar e apêndices aerodinâmicos foram reduzidos ao mínimo.

O Arrows A2 não deixa de ser um carro interessante de aspecto muito diferente dos outros Formula 1. Em relação ao motor, utilizava o Ford Cosworth, que na época era bastante utilizado por muitas equipas da Formula 1. O Arrows A2 estreou apenas na oitava prova do campeonato, o GP da França, a 1 de Julho. A estreia do carro foi ofuscada pela primeira vitória de Jean-Pierre Jabouille e de um motor Turbo, e também pelo espectacular duelo entre Gilles Villeneuve e René Arnoux.

Este modelo representou a tentativa, por parte de uma pequena equipa, de dar um salto evolutivo nesse conceito. Na teoria o carro deveria ter vantagem sobre todos os outros mas, como muitos projectos da história da Formula 1, a teoria não se materializou em realidade.

Porquê? Na prática o carro era muito instável e difícil de guiar devido ao facto de ser muito sensível à irregularidade do asfalto. A dupla de pilotos da Arrows, Jochen Mass e Riccardo Patrese, nunca conseguiram grandes resultados com este modelo. Os unicos resultados positivos foram apenas obtidos por Jochen Mass, já que Patrese nunca pontuou: 6º na Alemanha e 6º na Holanda. Em qualificação o melhor que o A2 conseguiu, foi um 13º lugar na grelha do GP da Áustria. No final da temporada, o carro foi substituído pelo A3, mais convencional, mas mais fiável.

Em suma: Arrows A2 foi uma arrojada tentativa de uma pequena equipa para obter alguma vantagem sobre as equipas mais fortes embora nunca o tenha conseguido.

6 comentários:

Felipão disse...

Dê meus parabéns ao seu amigo, Speeder...

Fantástco...

Igual ao carro, um dos meus favoritos em toda a história da F1...

José António disse...

Bom dia, como sempre venho visitá-lo diáriamente.
Fiquei surpreendido.
Se quiser venha visitar este link, pode ser que se surpreenda (como eu)

http://4rodinhas.blogspot.com/2007/04/arrows-a2-jochen-mass-1979.html

Cumprimentos
José

Anónimo disse...

Caro Speeder_76, o episódio Arrows A2 tem como principal base o "4rodinhas", contudo penso que a minha habilidade em ecrever não fica em causa, bastando apenas confirmar os meus comentários no autosport.pt

Unknown disse...

Lindo lindo lindo lindo lindo. Ainda hoje estou apaixonado por este carro. Para mim, de longe, o mais fantástico de sempre em toda a história da F1.

Speeder76 disse...

Já soube do assunto, e falei com ele, apresentando as minhas desculpas e retirei a parte que referia a fonte. Depois farei as devidas correcções e mais tarde colocarei um post a referir o sucedido. Até lá.

jocasipe disse...

àparte do acessório, era um carro lindo.