sexta-feira, 6 de julho de 2007

Noticias: Director da Williams quer o efeito-solo de volta

O director técnico da Williams, Sam Michael, afirmou ontem em Silverstone que a falta de ultrapassagens actualmente na Formula 1 pode ser resolvida... se os carros voltarem a usar o efeito-solo, abolido pela FIA há 25 anos.


“Acho que podemos nos beneficiar da experiência que tivemos com os carros ‘asa’ nos anos 80. Levantar as asas dianteiras e retirar o efeito-solo foram os fatores que provavelmente pioraram a F-1. Precisaríamos ajustar o desempenho dos carros a cada pista, mas isso poderia ser feito através dos pneus. A Bridgestone poderia mudar os compostos a cada corrida, é fácil”, explicou o técnico, citado pelo site brasileiro Grande Prêmio.

O efeito-solo surgiu nos finais da década de 70, um conceito criado por Colin Chapman, projetista da Lotus. O assoalho dos carros tinha o desenho de uma asa de avião invertida e, através do uso de saias laterais, o ar era canalizado, “colando” os modelos na pista. O melhor exemplo disso foi o Lotus 79, que levou Mario Andretti e Ronnie Peterson ao título mundial da construtores de 1978, e o piloto americano ao título de pilotos.


Contudo, o aumento da velocidade e o elevado numero de acidentes (alguns mortais) levou à FIA a abolir tal procedimento no final da época de 1982.

2 comentários:

José António disse...

Talvez seja uma boa ideia.
Será dificil mas a F1 precisa urgentemente de estudar uma forma de tornar as ultrapassagens mais frequentes. Actualmente a F1 perdeu a espectacularidade que tinha.
Cumprs

Rogério Magalhães disse...

Aliás, como eram bonitos esses carros da F-1 sem o "nariz empinado" como hoje...