quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

No Nobres do Grid deste mês...


Na Europa da segunda metade do século XX, quem costuma ler banda desenhada - ou livros de quadrinhos, no Brasil - sabe da existência de quatro grandes autores daquilo que se chama de "franco-belga", por causa dos seus autores, ou "linha clara". Esses autores eram o belga Georges Remi, sob pseudónimo "Hergé", que em 1929 criou "Tintin"; os franceses André Franquin, que a meio da década de 50 ficou com o desenho de "Spirou"; Albert Uderzo, que com o argumento de René Goscigny, criaram "Asterix e Obelix" em 1959, e Jean Graton, que em 1957 criou a personagem "Michel Vaillant".

Graton, o último sobrevivente dessa geração, morreu no passado dia 21 de janeiro, aos 97 anos. A sua criação tornou-se num dos pilotos mais conhecidos de toda uma geração. E era ficcional.

Nascido a 12 de agosto de 1923, em Nantes, no cento de França, Graton decidiu desde cedo que iria ser desenhador. Mudou-se para Bruxelas em 1947, porque era o centro do universo da banda desenhada na Europa, e porque depois da II Guerra Mundial, criou-se a revista "Tintin", onde reuniu boa parte dos desenhadores acima referidos - Asterix, Spirou e Michel Vaillant nasceram nas páginas dessa revista. Graton começou a trabalhar na "Tintin" em 1953, e depois de alguns anos a ilustrar histórias de outros autores e fazer histórias desportivas, começa a pensar na sua própria personagem.

Graton era fã de automobilismo, especialmente as 24 Horas de Le Mans. Essa sua paixão queria levá-la para os álbuns de quadrinhos, algo que até então não tinha acontecido, pelo menos não tão fortemente. O nome que escolheu não foi por acaso: Vaillant era francês para "corajoso" e a ideia que Granton queria passar era que não iria virar a cara à luta e triunfaria sobre os seus adversários. Teria um companheiro, o americano Steve Warson, e a equipa Vaillant teria uma rival, a Leader, que faria de tudo para os derrotar, no meio das equipas reais, como a Ferrari, Lotus ou Matra. (...)

Pouco conhecido na América do Sul, a personagem Michel Vaillant é muito conhecida na Europa. Mais de 70 álbuns ao longo de 60 anos granjearam enorme popularidade a Jean Graton, ao nível dos melhores da banda desenhada (ou histórias em quadrinhos no Brasil) no mundo. A sua amizade com pilotos de Formula 1 reais fizeram com que eles entrassem nas suas história, o que seria uma honra - e claro, mais uma oportunidade para se tornarem conhecidos. Entre os que entraram nas suas histórias estavam Jacky Ickx, Alain Prost, Didier Pironi, Francois Cevért e Gilles Villeneuve, entre outros. 

E é um meio de prestar o meu tributo, bem se calhar, de vos fazer conhecer e atiçar a vossa curiosidade, que escrevi sobre ele este mês, no Nobres do Grid.

Sem comentários: