sexta-feira, 20 de julho de 2007

A cada dia que passa, isto fica cada vez pior...

O Autosport inglês revela na edição desta semana que Nigel Stephney enviou em Março um e-mail para Mike Coughlan, avisando-o do fundo do F2007, fazendo com que a McLaren avisasse a FIA sobre a flexibilidade do mesmo. De acordo com a revista, o assoalho se movia em rectas, gerando maior velocidade e infringindo o regulamento da categoria, que proíbe qualquer flexibilidade em apoios aerodinâmicos.


No corpo desse e-mail, Stepney contava o que a Ferrari fez na parte de baixo de seu modelo e indicou a Coughlan para que eles investigassem o caso, sob pretexto de um pedido de esclarecimento. Por causa disso, a FIA modificou os seus os testes de avaliação do assoalho dos carros e diminuiu sua mobilidade, facto que afectou o desempenho da Scuderia nas provas seguintes.


A revista conta também que a loja de fotocópias usada por Coughlan para copiar as 780 páginas do "dossier" com os dados da Ferrari F2007, também recebeu o pedido para que todas elas fossem scaneadas. A intenção? Passar para CD-ROM todas as informações e destruir os papéis, coisa que foi feita no jardim da casa de Mike. O conselho para a literal queima de arquivo partiu de Jonathan Neale, director-geral da McLaren, que viu o calhamaço de folhas num clube de golfe.


Em reacção a isto, a McLaren decidiu suspender de imediato o chefe de operações, Martin Whitmarsh, e o diretor de engenharia, Paddy Lowe. Withmarsh é tão só o "numero dois" de Ron Dennis... ou seja, a hipótese do patrão estar ao corrente de tudo é bem real.


Com isto tudo, é obvio que estamos perante um verdadeiro sarilho. Agora, nunca a ideia de uma severa punição à McLaren foi tão real. Espero que Ron Dennis saiba que por muito menos, a FIA excluiu a Tyrrell do campeonato de 1984, e viu-lhes retirados os pontos que tinha conquistado até então. Mas por aquilo que já li ontem, não acredito que esta FIA vá tão longe. A Formula 1 não é o ciclismo...

4 comentários:

Anónimo disse...

O que eu acho mais piada é o pânico dos anti-Ferrari que inventam todas as teorias e mais algumas para culpar a Scuderia.

Pouco me interessa se a McLaren é penalizada ou não, mas gostava que se confirmassem as acusações, pra ver a cara de algumas pessoas.

Felipe Maciel disse...

Já não duvido de mais nada. Como disse lá no blog, de agora em diante seja o que Deus quiser.

Rogério Magalhães disse...

Putz, isso sim que é novela, tramas paralelas que vão ganhando corpo... está um barato, se não fosse tudo tão trágico...

E olha que vem mais coisa por aí, afinal, pelo que li no Blig do Gomes, o Schummy andou dizendo em Nurburgring que sabe de algumas traquinagens do Stepney...

Negócio é aguardar as cenas do próximo episódio...

Speeder76 disse...

É, Rogério... li a entrevista dele no Blog do Ico. Sabe mesmo mais do que devia!