quarta-feira, 18 de julho de 2007

Extra-Campeonato II - Ainda o acidente de Congonhas


O pior foi confirmado. Antes de me deitar, esta madrugada, tinha lido a declaração do chefe de Bombeiros de São Paulo, dizendo que aquele tipo de acidente "dava para 200 mortos". As previsões são mesmo essas: o avião levava 186 passageiros (mais 10 do que tinha sido noticiado antes) e pelo menos mais 14 pessoas trabalhavam naquele edificio. Total: 200. O acidente é já considerado o pior dos últimos cinco anos no mundo inteiro, e o pior de sempre no Brasil.



O incêndio já está extinto, e procede-se à retirada dos corpos. Até agora recolheram cerca de 130 cadáveres dos escombros. Já se descartou a hipótese de serem encontrados sobreviventes no interior do Airbus A320, dado o grau de destruição provocado pelo embate e pelo incêndio que se seguiu. Entre os que viajavam nesse aparelho, estavam 18 funcionários da empresa, seis tripulantes, um congressista do PSDB, Julio Redecker (foto), um antigo presidente do Internacional de Porto Alegre, Paulo Amoretty, e um passageiro de nacionalidade portuguesa ainda não identificado.


Em declarações à Folha online, o coordenador da Polícia Técnico-Científica, Celso Pieroli, afirmou que “este será o maior desafio já enfrentado pelo IML, devido ao grande número de vítimas”.


Quanto à pista em si, e os momentos que antecederam o acidente, há informações dadas por controladores aéreos (sob anonimato) que tinham avisado o comandante do avião para o estado da pista, e sem as ranhuras que ajudariam a paragem do avião em caso de pista molhada. Para piorar as coisas, para um avião aquele tipo, os quase 2000 metros da pista de Congonhas estão no limite de segurança para um aparelho daquele tipo, o que não se pode excluir algum excesso de confiança por parte do piloto, pois parece que o avião aterrou no meio, e quando viu que não ia dar, tentou levantar de novo... Alegadamente, a frase final do comandante resume todo o drama: "vira, vira, vira agora!"


O que importa agora é que as caixas negras já foram recuperadas e vão ser analisadas pelos peritos. O Presidente brasileiro, Lula da Silva, decretou três dias de luto nacional pelas vítimas do acidente do avião da companhia aérea TAM, e cancelou a sua agenda para hoje, mantendo-se em reunião com uma equipa restrita de conselheiros e ministros. E espero que depois disto tudo, não apareça mais nenumha ministra que goze com os cidadãos, afirmando: "Relaxa e goza"...

4 comentários:

Rogério Magalhães disse...

É, amigo Speeder, pior que recebi mensagem pelo orkut de uma grande amiga minha de Porto Alegre que uma amigaça dela e que eu também conhecia, que trabalhava na TAM, estava entre esses 18 funcionários que também estavam no avião...

Tudo ainda muito nebuloso sobre as causas... o que me deixa meio indignado é ter gente sem alma que está usando os cadáveres para aproveitar e continuar batendo no governo...

Mas o que esperar desse nosso mundo?

Blog F1 Grand Prix disse...

Muito triste, realmente. Mas o pior é saber que, aqui no Brasil, dificilmente as autoridades responsáveis vão tomar as medidas necessárias. O mais provável é que, como sempre, levemos a situação no "jeitinho" e ir vendo como as coisas vão terminar...

Felipe Maciel disse...

Parece que o acidente tomou proporções mundiais...
Realmente, um grande desastre, apenas alguns meses depois de outro, que até então era tido como o pior da história da nação.
É lamentável, só me resta lamentar.

Anónimo disse...

Caro Speeder_76:

você publicou um ótimo relato dessa tragédia! Realmente, a catástrofe é tamanha, a ponto de merecer a capa dos famosos diários internacionais e longos espaços nas tevês mundo afora.

Traduzi para a Língua Portuguesa matéria publicada na edição atual da revista britânica "The Economist", sobre o acidente e sobre as condições dos aeroportos no Brasil.

Fico curioso para saber se em Portugal o presidente Lula da Silva ainda tem alguma credibilidade. Afinal, o grau de instrução da população portuguesa vai muito além do nosso. Antes da tragédia, o índice de popularidade desse chefe de governo mais corrupto da história brasileira estava próximo dos 60%. É inacreditável, mas é verdade. A maior parte dos brasileiros ainda acredita em suas falas, sobretudo, no Nordeste, de onde vieram os votos que garantiram sua eleição e reeleição.

Abraços do Brasil.