quinta-feira, 19 de julho de 2007

Noticias: McLaren pode nem ser punida no "caso Stephneygate"

A McLaren pode não ser punida no "caso Stephneygate", disse um dos membros do Conselho Mundial da FIA. Em declarações ao jornal desportivo espanhol AS, Joaquin Verdegay afirmou que qualquer punição só será possivel caso a própria equipa reconheça que estava ao corrente da situação:


"A McLaren não deverá ser sancionada neste processo porque é quase impossível provar que utilizou informação contida nos documentos confidenciais da Ferrari no seu monolugar.", afirmou Verdegay, que representa outro dirigente espanhol, Carlos Garcia.


"A situação só poderia alterar-se caso Ron Dennis reconhecesse que estava ao corrente da situação. Neste caso e consoante a admissão de culpa da McLaren poderia existir uma sanção que passaria por retirar pontos à equipa e aos pilotos, com benefício para a Ferrari. Mas, se a Ferrari chegou a acordo com (Mike) Coughlan é porque acredita que a McLaren não utilizou essa informação nos seus carros.", concluiu.


As afirmações de Verdegay já criaram algum mal-estar no seio da FIA, pois poderão indiciar o sentido de voto do delegado espanhol e, assim sendo, prejudicar eventualmente todo o processo, já que o Conselho se reunirá excepcionalmente dentro de uma semana, na sede da FIA, em Paris.


Caso haja alguma sanção por parte da McLaren, isso pode ser um forte pretexto para que Fernando Alonso possa sair da equipa antes do seu termo. Ainda de acordo com o diário AS, o contrato de três épocas que o piloto espanhol assinou com a McLaren tem uma cláusula de rescisão que pode ser accionada, caso haja um dano na reputação ou imagem do piloto através de uma acção proveniente da equipa. O piloto das Astúrias e bi-campeão do mundo, que é actualmente segundo classificado no campeonato, doze pontos atrás do estreante Lewis Hamilton, acredita que não vai haver sanções, mas o seu contrato salvaguarda-o de qualquer acção que possa haver contra a equipa de Ron Dennis.

Sem comentários: