O "pai" do Todo-o-Terreno em Portugal, José Megre, morreu esta tarde, vitima de cancro. A sua morte acontece precisamente no mesmo dia em que começa, na Ervideira, a primeira prova do campeonato nacional de Todo-o-Terreno, onde o cabeça de cartaz era o Mitsubishi Lancer Evolution de Carlos Sousa, identico ao usado no Dakar 2009. No final da corrida, ganha por ele, não se esqueceu de referir Megre: "Uma boa vitória num dia triste", confessou.
Nascido a 26 de Março de 1942 em lisboa, era formado em Engenharia Mecânica, com especialização em Automóveis em Londres, Megre era um apaixonado pelas corridas. Primeiro nos ralies, onde chegou a participar em algumas corridas do Mundial de Ralies, e preparador de carros de competição, virou-se nos anos 80 para o Todo-o-Terreno, onde se tornou no primeiro português a participar regularmente no mítico Rali Paris-Dakar, em 1982, a bordo de um Todo-o-Terreno nacional, o UMM. Ao longo dos anos 80, dinamizou o Todo-o-Terreno nacional, construindo dois dos ralis mais importantes, como o Baja Portalegre, em 1987, e da Baja Portugal, em 1988, prova que é hoje conhecida como Rali Transibérico.
Para além disso, organizou e integrou várias expedições a várias partes do mundo, como a Asia e a América do Sul, feitas com os jipes do concessionário Entreposto, a empresa onde colaborou desde sempre. Jipes como o Nissan Terrano e o Terreno II tiveram larga aceitação em Portugal graças á publiciade alcançada por essas expedições. Era o sócio número um e co-fundador do Clube Todo-o-Terreno, criado em 1982, e Presidente e co-fundador do Clube Aventura, iniciado em 1984. A sua paixão por viajar levou-o a 193 países, apenas não tendo visitado o Iraque.
E foi graças a este espirito de pioneirismo que o todo-o-Terreno se tornou numa actividade popular em Portugal, tanto que por causa disso, o Rali Dakar teve duas edições que partiram de Lisboa, e nessas edições, as classificativas estiveram sempre cheias de espectadores ávidos de ver os carros a passar.
1 comentário:
Dia muito triste para quem gosta de automobilismo e todo-o-terreno em particular. Mais uma vida cheia que se vai. Grande homem! Que descanse em paz!
Enviar um comentário