terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Belo filme, este!




Enquanto procurava elementos acerca do GP da Africa do Sul de 1979, dei por mim a ver um filme dessa corrida, e fiquei espantado com a sua montagem. Vê-se que isto deve ter sido feito para ser mostrado nas salas de cinema, mas julgava eu que tal coisa tivesse caido em desuso no final dos anos 70, devido à emergência da televisão. Aparentemente não...


Esta filmagem está muito bem montada, especialmente as tomadas aéreas, com o helicóptero a tentar acompanhar a velocidade dos carros de Formula 1 que rolavam pelo antigo Kyalami. Simplesmente espectacular!


Outro detalhe, este mais sombrio: nas sequências do público, nota-se que dos 90 mil espectadores que foram assistir à corrida, nos arredores de Joanesburgo, não se vê um unico negro na assistência. Era o regime do Apartheid em toda a sua força... a corrida marcou a estreia do modelo Ferrari 312T4, onde Gilles Villeneuve e Jody Scheckter deram à marca do Cavallino Rampante a melhor estreia possivel do novo chassis: uma dobradinha.

1 comentário:

L-A. Pandini disse...

Fantástico, Speeder!

Scheckter guiou muito nessa corrida. Saiu de slicks no molhado e mesmo assim se manteve entre os primeiros. Só perdeu a corrida porque teve que parar para trocar os pneus.

Boa observação sobre a ausência de negros na arquibancada. Era o apartheid no auge. Felizmente, uma página infeliz da história e já virada. Abraços! (LAP)