segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Youtube Motorspot Video: o Fiat X1/9 Abarth

O Fiat X1/9 - lê-se Icsunonove - foi um Coupé desenvolvido pela Fiat e foi comercializado entre 1974 e 1989. Desenhado por Marcelo Gandini, da Bertone - que se encarregou de fazê-lo na sua fábrica na parte final da sua produção, e com o seu logotipo na carroçaria - o carro tinha motorizações de 1.3 litros, que fazia 74 cavalos; e o de 1.5 litros, que fazia 84 cavalos, mas isso compensava com o seu baixo peso - 880 a 920 quilos, dependia das versões.

Contudo, em 1974, pouco depois da sua comercialização, a Abarth, divisão de competição que a Fiat tinha adquirido uns anos antes, decidiu fazer um carro de competição, tentando ir no sucesso do Lancia Stratos. A ideia era de fazer um carro de ralis, com um motor de 1.9 litros, baseado no 124, e tinha coisas colocadas no chassis como uma entrada de ar semelhante aos usados pela Formula 1 nesses dias. Contudo, a Fiat preferiu o 131 (como acabaram de ver no video de ontem), e o protótipo foi abandonado. Cinco protótipos acabaram por ser construídos. 

A Dallara, contudo, fez o seu, com uma asa traseira, e construiu alguns para o Grupo 5, entre 1975 e 1979. Mas o envolvimento da Fiat nunca foi oficial.

O video é do Matteo Licata, do canal do Youtube Roadster Life, onde fala dos carros italianos conhecidos - e não tão conhecidos - da segunda metade do século XX.

Sem comentários: