sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Parabéns, Emerson!

Não se pode deixar passar a data em branco. Hoje, é dia de aniversário de Emerson Fittipaldi, o primeiro campeão brasileiro de Formula 1, o homem que abriu as portas do Brasil ao automobilismo, quer seja na categoria máxima, quer na Indycar Racing, ao ser não só o primeiro brasileiro a ganhar as 500 Milhas de Indianápolis, como o primeiro estrangeiro a vencer o campeonato CART.


Hoje, aos 62 anos, pode-se dizer que Fittipaldi teve uma vida cheia. No ano passado, escrevi a sua biografia (em três partes), que fala em todos os eventos, desde a chegada à Formula 1 ma Lotus, até aos seus títulos de campeão e à sua aventura menos bem sucedida na Copersucar-Fittipaldi. E depois veio a sua segunda vida, na CART, ganhando as 500 Milhas de Indianápolis por duas vezes e a tornar-se no primeiro estrangeiro a ser campeão da categoria, em 1989.


Guiou até quase aos 50 anos, altura em que um acidente bem feio, na oval de Milwaukee, o fez parar com a competição. Agora está a cuidar do seu "franchising" da A1GP Team Brazil, enquanto que este ano guiou algumas provas na GT3 brasileira, com o irmão Wilson Fittipaldi. Feliz Aniversário, Emerson!

3 comentários:

Henry disse...

Parabéns, Speeder por lembrar a data!!!

Olha, agora é certo:
Hamilton só o ano que vem:
http://www.autosport.com/news/report.php/id/72455

1abraço

Paulo Gouvêa Jr. disse...

alguns dias atrás, postei uma historieta que passei com o Emerson quando menino e nem me atinei que estava as vésperas do seu aniversário. Como sempre, muito bem lembrado.

Anónimo disse...

Muito Legal . Parabèns !

Dia 25 é aniversário do Wilsinho . 65 anos .