Li isto, esta tarde, no Blog do Ico.
Sabe-se há bastante tempo que a FOTA procura por um opositor a sério para contestar Max Mosley na FIA, nas eleições de Outubro. Eleições essas que Mosley poderá concorrer de novo, mostrando que após 18 anos no poder, ainda quer ficar lá até morrer. Sabe que tem o apoio das federações, já que até agora não apareceu ninguém a sério para o contestar.
Ninguém a sério... até agora. Pode haver um sério rival à sua presidência, que tem o melhor de dois mundos: foi piloto de competição, e tem experiência politica: o finlandês Ari Vatanen.
Um dos muitos "finlandeses voadores" que puluaram na década de 70 e 80 nos Ralies, Vatanen tem 52 anos e correu pela Ford, Peugeot e Subaru. Correu em máquinas lendárias como Ford Escort e o Peugeot 205 Turbo 16. Foi campeão do Mundo de Ralies em 1981, tendo como navegador David Richards. Sim, o actual patrão da Prodrive...
Em 1985, sofreu um acidente bastante grave no Rali da Argentina, no qual ficou quase dois anos a recuperar dos seus multiplos ferimentos, e depois foi correr no mítico Rali Paris-Dakar, onde uma das suas edições, a de 1987, foi tão acesamente disputada com Jacky Ickx, que Jean Todt, então director desportivo da Peugeot, teve de a desmpatar via moeda ao ar. Ganhou o finlandês.
Correu no Mundial de Ralies até 1998, com carros como o Ford Escort RS Cosworth e o Subaru Impreza, na equipa do seu amigo David Richards. Depois envolveu-se na politica. Alinhando pelos conservadores europeus, foi eleito em 1999 para o Parlamento Europeu, primeiro por um partido finlandês., e depois pelos franceses da UMP. A razão dessa mudança? Simples: já vivia em França há mais de 15 anos...
Mas as suas tarefas no Parlamento Europeu não o impediam de participar em competições. Prova disso foi que particicipou no Rali Dakar de 2007, alinhando num Volkswagen Touareg, onde não conseguiu chegar ao fim.
Portanto, eis alguém que está no melhor de dois mundos. Espero que aceite mais este grande desafio pela frente, pois bem precisamos de alguém que combine o amor pelo desporto pelas preocupações politicas prementes, quer na Formula 1, quer em Le Mans, quer, claro, nos Ralies. E ainda por cima, está um pouco "fora" da actual orbita de Max Mosley e Bernie Ecclestone. Se aceitar o desafio, tem todo o meu apoio!
http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/06/mosley-o-monarca-enxaqueca-e.html
ResponderEliminarnão falei sobre o Vanaten, mas gostei de ter lido seu post, pude conhecê-lo melhor..tb vi o post no Blog do Ico.
aí escrevi uma simpls comparação Histórica, com uma provocação ao Mosley...comparando o processo possível de racha na F1 com a independência política do Brasil.
Acho que, prum portuguÊs, é sempre bom ler essas coisas =P
abraços
Já tem o nosso apoio, só não sabia que o patrão do nosso blog tinha sido campeão com ele. A F1, equipas atuais, deveriam se rebelar de verdade e montarem um campeonato mais consensual com a realidade atual e visitar sitios dantes utilizados como nurburgring, Monza, Buenos Aires, Kyalami e tantos outros. Max já ajudou a criar a GP2, recriou a F2 e agora quer fazer da F1 uma praça de lazer com times de terceira categoria, é hora dos circuitos antigos se unirem à Mónaco e montarem uma nova categoria e deixar Bernie e Max brincarem de donos do mundo sozinhos...
ResponderEliminar