Os Ford dominaram o primkeiro dia do rali, com Jari-Matti Latvala, o recente vencedor do Rali da Sardenha, a dominar as operações, mas no derradeiro troço, o finlandês perde três minutos e meio com uma saída de estrada, e necessitando da ajuda do público para regressar ao trilho certo. Com esta "brincadeira", Latvala caiu agora para o 11º posto da geral, e no final da especial, Latvala assumiu as culpas, justificando que "é necessário atacar se se quer vencer. Não se pode fazer nada se se andar devagar".
Assim, a liderança foi para o seu companheiro Mikko Hirvonen, que tem nos seus calcanhares o espanhol Daniel Sordo, da Citroen, que surpreendentemente, está à frente do seu "patrão", o francês Sebastien Löeb. Mas aqui é a tática que entrou em acção: os pilotos da Citroën optaram por abrandar o ritmo para não terem de 'abrir' a estrada amanhã. O piloto francês está a 21.1 segundos de Hirvonen, e espera que o facto de ele abrir a estrada amanhã o irá beneficiar...
Mais atrás, Petter Solberg teve um problema com a direcção logo na manhã o ter feito perder cerca de 50 segundos. Isso fez com que partisse para o ataque na parte da tarde, recuperando o seu Citroen Xsara WRC até ao quarto posto, encontrando-se agora a 41.8 segundos de Hirvonen e à frente do seu irmão, Henning Solberg, que é quinto.
Na categoria de Produção, Armindo Araujo era um dos favoritos a chegar ao fim nos lugares cimeiros, mas o primeiro dia de estrada, depois de ter ganho a Super-Especial na sua categoria, iria ser um pouco mais difícil, devido ao facto de boa parte dos troços serem mais favoráveis aos S2000 do que ao Mitsubishi Lancer Evo X do piloto de Santo Tirso.
Após as etapas de hoje, os quatro primeiros estão muito juntos: o grego Lambros Athanassoulas é o lider, no seu Skoda Fabia S2000, seguido por Patrik Sandell, noutro Skoda Fabia S2000 e o Subaru Impreza do qatari Nasser Al Attiyah. Armindo Araujo é quarto, mas está apenas a 18,3 segundos do lider. E ele está muito confiante para amanhã:
“Foi um dia bom para nós. Começámos bem, mas depois os adversários conseguiram tirar partido da configuração das especiais, algumas mais favoráveis aos S2000 e passaram para a frente, sobretudo o (Lambros) Athanassoulas, que tem a vantagem de dispor de um carro competitivo e de conhecer muito bem as especiais. Na luta pelo título estou a apenas 10 segundos do (Patrik) Sandell e a cinco do Nasser (Al-Attiyah), sendo que amanhã parto na posição ideal para controlar o ritmo da corrida”, explicou o tirsense.
O dia de amanhã prevê-se ainda mais difícil. “De facto, amanhã vamos fazer três especiais por duas vezes, algo que hoje não sucedeu pois só repetimos um troço, o que vai ser muito demolidor para as mecânicas, uma vez que o piso vai estar muito deteriorado. Contudo, o Mitsubishi Lancer Evo IX tem estado com um excelente comportamento, aquecendo apenas um pouco nas zonas mais altas e devido ao muito calor que se faz sentir. Amanhã penso que os troços poderão ser mais ao estilo do nosso carro e espero que possamos ganhar lugares”, concluiu Armindo Araújo. Quanto ao outro piloto portugu~es do PWRC, Bernardo Sousa, é sétimo no seu Fiat Punto Abarth S2000.
A segunda etapa do Rali da Acrópole terá amanhã um total de 135.36 quilómetros cronometrados, divididos por três especiais percorridas por duas vezes.
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