segunda-feira, 6 de julho de 2009

GP Memória - França 1969

Depois de Zandvoort, a Formula 1 chegava a Clermont-Ferrand, mais concretamente ao desafiador circuito de Charade, naquela que iria ser a sua quarta mudança consecutiva, depois de Reims (1966) Le Mans, Circuito Bugatti (1967) e Rouen-Les Essarts (1968) Longo (8055 metros) estreito e muito sinuoso (era comparado com Nurbrugring), tinha uma lista de inscritos muito pequena: apenas 13 participantes.


A Lotus alinhava com três carros: dois 49 oficiais para Jochen Rindt e Graham Hill e um Lotus 63 de quatro rodas motrizes para o inglês John Miles, que fazia aqui a sua estreia na Formula 1. Na Matra, Jackie Stewart e Jean-Pierre Beltoise faziam as honras da casa, enquanto que a McLaren alinhava com Bruce McLaren e Dennis Hulme. A Brabham só levava Jackie Ickx para Charade, dado que Jack Brabham tinha tido um acidente em Silverstone e enconstrava-se a recuperar dos ferimentos sofridos no tornozelo. Também a Ferrari levava um carro, para Chris Amon. A BRM primava-se pela ausência, depois da má estreia do seu carro, o P139, e do consequente despedimento do seu projectista Tony Rudd.

Em compensação, havia alguns privados, como Vic Elford, que corria num McLaren, Jo Siffert, no Lotus da Rob Walker Racing, o suiço Silvio Moser, que corria num Brabham ou Piers Courage, que conduzia uma Brabham inscrito por Frank Williams.



Nos treinos, Jackie Stewart dominou completamente, fazendo a pole-position com dois segundos de vantagem sobre o segundo na grelha, o McLaren de Dennis Hulme. Na segunda fila estavam Jochen Rindt e Jacky Ickx, enquanto que na terceira fila ficavam respectivamente Jean-Pierre Beltoise e Chris Amon, no unico carro que não era Cosworth. Bruce McLaren partia da sétima posição, tendo a seu lado Graham Hill. A fechar o "top ten" estavam o Lotus de Jo Siffert e o McLaren de Vic Elford. John Miles era 12º no seu carro de quatro rodas motrizes.



A corrida foi um passeio para Stewart, que tinha ganho três das quatro corridas disputadas nesse ano. Saindo da frente na largada, não mais a perdeu até ao final das 38 voltas ao circuito francês. Logo a seguir vinha Hulme, que ficou com a segunda posição até à volta 13, altura em que foi para a boxe com o roll bar frontal partido, cedendo essa posição a Jacky Ickx. Contudo, o piloto belga estava a ser pressionado por Beltoise, que tentava ficar com o lugar e proporcionar à multidão da casa uma "dobradinha" da Matra. Entretanto, a estreia de John Miles e do seu carro de quatro rodas motrizes tinha acabado logo na primeira volta, devido a uma avaria na bomba de combustivel.

A luta entre Ickx e Beltoise continuou corrida fora até à ultima volta, altura em que Beltoise desferiu o seu ataque final e o belga cometeu um erro, que permitiu a ultrapassagem do piloto francês, e a tão ansiada dobradinha para a Matra, com Ickx a ficar com o lugar mais baixo do pódio. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram Bruce McLaren, o inglês Vic Elford, no seu McLaren privado e o Lotus de Graham Hill.



Fontes:



1 comentário:

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...