O segundo capítulo da história da Formula 1 acerca do regresso dos campeões mundiais à competição após algum tempo de retirada aborda um dos mais ecléticos pilotos de sempre: o italo-americano Mario Andretti.
Correndo desde o inicio dos anos 60, e estreando-se na competição em 1968, correu na Lotus, Ferrari, Parnelli, e Alfa Romeo. No final de 1981, Andretti tinha 41 anos e aparentemente, as portas da formula 1 estavam fechadas para ele. Sendo assim decidiu voltar para a CART, onde ainda era um forte candidato aos lugares da frente, a par de Rick Mears ou Al Unser Jr., entre outros.
Contudo, a meio de 1982, a Formula 1 chama de novo Andretti para servir de substituto de pilotos ora acidentados, ora desistentes. Em Long Beach, Frank Williams chama-o para o lugar de Carlos Reutmann, que tinha decidido retirar-se de vez da Formula 1. Andretti teve pouco tempo para se adaptar ao carro, pois não gostava dos carros com efeito-solo (ironia: foi ele o primeiro campeão com esse conceito, em 1978) e não foi muito longe. 14º na grelha, bateu na volta 19.
Poucos meses mais tarde, Andretti estava de volta à Formula 1, desta vez para acorrer a um apelo do coração: Enzo Ferrari tinha-o chamado para substituir o acidentado Didier Pironi nas duas últimas corridas do ano, em Monza e em Las Vegas. Sendo ele um italiano de nascimento, logo, grande fã da Ferrari, não poderia recusar um pedido de ajuda. E ainda por cima, era estimado em Itália, e esta seria uma excelente oportunidade de encerrar a carreira como sempre quis: em alta.
Andretti correu em Monza, e depois das dificuldades iniciais nos treinos, aproveitou o facto de ter um bom chassis e um motor potente, ideal para as longas rectas do mitico circuito italiano, conseguiu o inesperado: faz 1.28,473 e consegue a pole-position, batendo Nelson Piquet e o seu companheiro Patrick Tambay. O italo-americano tinha então 42 anos e as bancadas deliraram com este feito, um oásis num ano dilacerante para a Scuderia.
A corrida não foi aquilo que se previra, pois René Arnoux (que iria ser piloto... Ferrari em 1983) vencera ambos os carros do Cavalino, com Tambay (que estava debilitado com uma hérnia discal) à frente de Andretti. Mas consaeguira subir ao pódio. Ainda correu em Las Vegas, onde partiu da sétima posição, mas um problema na suspensão na volta 27 acabou a sua corrida.
Após este auxílio à Scuderia, não mais voltou à Formula 1 de modo competitivo. Pelo contrário, a sua carreira na CART foi longa, durando até 1994. Venceu um campeonato em 1984 e discutiu vitórias com o seu filho Michael. hoje em dia vibra com os feitos do seu jovem neto, Marco Andretti, na IRL. E quem sabe, poderá lhe incutir a ideia da Formula 1...
A sua carreira neste regresso à Formula 1: Três Grandes Prémios, em uma temporada (1982), uma pole-position, quatro pontos.
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