A Renault foi sancionada pela FIA esta tarde com uma corrida de suspensão devido ao incidente com uma roda de Fernando Alonso durante o GP da Hungria. Vinte e quatro horas depois do incidente com Felipe Massa, que o levou para o hospital, o incidente com Fernando Alonso, na volta 11, quando liderava, foi visto pela FIA como sendo não um incidente de corrida, mas uma quebra dos regulamentos.
Em comunicado oficial, os comissários desportivos fundamentam esta decisão nos regulamentos da própria FIA: "A Renault sabia que o seu carro com o número 7 saiu das boxes sem a protecção da jante bem colocada, o que indiciava que a roda não estivesse igualmente bem apertada. Sabendo disto, a equipa falhou em evitar que o carro saísse do 'pitlane', falhou em informar o piloto do problema, ou aconselhá-lo a tomar providências, dado as circunstâncias, mesmo quando o piloto referiu via rádio que tinha um furo. As acções da equipa comprometeram a segurança, e quebraram os regulamentos, nomeadamente o Artigo 3.2 do do Código Desportivo Internacional, e os Artigo e 23.1.i, que impede a permissão do carro sair das boxes antes de ser seguro fazê-lo. À Renault foi lembrado o seu direito em apelar,", lê-se no comunicado.
Flávio Briatore, o patrão da Renault, já afirmou que irá apelar a decisão no Tribunal de Apelo da FIA.
Aparentemente, esta situação peca por ser demasiado rigorosa. Isto pode ter várias interpretações, desde o pânico dos comissários da FIA pelo que aconteceu ontem e decidiram ser muitos rigorosos, até uma espécie de retaliação a Flávio Briatore. Mas para mim, isso são teorias de conspiração, e isso não alinho. Mas uma coisa é certa: esta penalização peca por ser absurda, e a penalização é muito exagerada. E provavelmente vai haver muita gente em Espanha que vai odiar a FIA...
Es una sanción totalmente injusta, no hay derecho lo que le quieren hacer a Renault, nadie se puede creer los argumentos que la FIA da para sancionarlos, porque no me los creo. SAludos
ResponderEliminarAqui em casa todos tivemos a mesma impressão: foi merecida, e uma gafe que poderia ter saído muito mais caro do que uma simples punição de uma corrida. E até mais, se considerar a recente histeria (até justificada) por segurança na morte de Surtees e no acidente com Massa.
ResponderEliminarhttp://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/07/uma-vitoria-reveladora.html
confere aí o último post, falando da gafe, e da vítória reveladora do poderio financeiro da Maclaren Mercedes, para se recuperar assim no campeonato.
E já é a segunda vez com o Alonso, a partir de agora conhecido como Alonso roda frouxa...
ResponderEliminarEngraçado que nem o Mansell, que cansou de ver sua roda sair, sofreu tal punição. Foi desclassificado duas vezes, mas pela equipe ter trabalhado fora da área demarcada...
ResponderEliminarPrivar um espanhol de correr em Valência... Sei não, acho que eles voltam atrás. Ou é que nem o imperador russo fazia: condenava à morte e, pouco antes da execução, a pena é trocada por dez anos de trabalhos forçados na Sibéria. Só que a FIA é mais light.
A punição não teve nada de absurda. A decisão foi pelo fato de a equipe ter sido negligente e, sabendo que a roda não estava devidamente presa, não ter avisado ao Alonso para que ele tomasse as devidas precauções.
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