A FIA anunciou ontem as regras para a qualificação em 2010. Com o confirmado final dos reabastecimentos, após 15 anos de duração, as regras para a unica sessão qualificativa, numa grelha que se anuncia ter 26 membros na próxima temporada, irão ser alteradas. Para além disso, o peso minimo dos carros aumenta para 620 quilos, e o KERS continua a ser uma opção para os carros, contrariando um pouco os pedidos da FOTA para que este sistema seja abolido.
A sessão de qualificação continuará a ter três partes, agora com a eliminação de oito pilotos no final da Q1 e da Q2, com os mesmos dez carros a disputarem a Q3, ou a "Superpole". A duração continua a ser a mesma: 20 minutos na Q1, 15 minutos na Q2 e 10 minutos na Q3. Outra grande alteração vai acontecer precisamente na Q3: os carros qualificados para essa fase terão pouco combustivel para poder fazer as suas voltas mais rápidas "a fundo". Tudo isto devido ao facto dos reabastecimentos serem proíbidos a partir do final desta temporada.
Para além disso, o sistema de pontuação mantêm-se, o que significa que o disparate de Bernie Ecclestone, de premiar apenas os três primeiros classificados com medalhas, à semelhança do que acontece nos Jogos Olimpicos, está definitivamente afastada. E os cobertores técnicos para os pneus continuarão a ser utilizadas por parte das equipa, tendo a FIA recuado também na sua intenção de os banir.
Após anos a fio de surpresas desagradáveis, finalmente os caras acertaram. E acertaram ao fazer o que era o mais óbvio: devolver à F1 boa parte das características dela no início dos anos 90.
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