![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlBu6KQBb-XCo99CM2wGc12Uq87Bn5yrSe6j78JXs_euhb7wtYWds-8E-YPZwPmjzxDqapD4MCrXHTslyrt3-sehwIJ6zb9qmBTqW3Fk_Kz9sHsk9yrty8-D7GOPUFGrAyEdeur-YXlac/s280/It%C3%A1lia+09+10.jpg)
O automobilismo, como qualquer desporto, funciona um pouco como o teatro: tem um enredo, tem uma história, momentos de suspense, e por vezes, um final inesperado. Todos nós temos ainda na meméria a maneira como o campeonato terminou no Brasil, com um campeão do mundo a ser decidido a 300 metros da meta, em prejuízo dos anfitriões e o vencedor a comemorar uma "
vitória de Pirro". Num sitio tão carregado de história como Monza, onde tudo o que acontece fica automáticamente registado na memória das pessoas para ser contados aos filhos, netos e bisnetos, o cenário para o espectáculo desta tarde estava montado para mais um capitulo desta "never ending story".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhe2qxFYqoM72JaK-5kbqPgPOYeNX4wNxFtjGMRijGl-Rik2-00LcrZKaTDp_FfW3Q5vylyqrvPodhh5wqLYH5jCAaTY6Tlr1hicHRUWXDiaTum7ibvdZW3fx-A7pgxdHeZRC-uXtnXClg/s280/It%C3%A1lia+09+9.jpg)
O último desses capítulos acontecera no ano passado, quando uma carga de água, inédita em 58 anos de história, encharcou Monza e deu a
Sebastien Vettel e à Toro Rosso a sua primeira vitória na história da competição, depois de na véspera ter dado uma "pole-position". Este fim de semana existia essa hipótese, mas isso só aconteceu ontem à tarde, na corrida da GP2. Mas hoje, em pista seca, as emoções ficariam um pouco mais contidas, dado que esta é uma pista onde as decisões acontecem essencialmente nas boxes. Com
Lewis Hamilton na pole-position e
Adrian Sutil a prolongar o estado de graça na Force India, o inglês tinha todas as hipóteses de fazer bonito. Mas os Brawn GP de
Jenson Button e
Rubens Barrichello, que tinha apanhado um susto ontem à noite devido à sua caixa de velocidades, que esteve para ser trocada (e perderia 5 lugares na grelha, caso acontecesse) após reflectir, arriscou. E resultou!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6M_QFFFgq7irUQoOs1SYljYApUruKTtZ6HRL9XzXM57Pj9uPEma29kd7siS5I5ikaqflDnsVluvrUctNqPG3Xlm_0EGpNW8m6fDRZftOyvrUqyv0XCa0Mh4qNeyv6rYOt11obaYdfv1A/s280/It%C3%A1lia+09+7.jpg)
Barrichello decidiu parar uma unica vez nas boxes, enquanto que Hamilton parou duas e puxou pelo seu carro, a um ritmo alucinante, tentando conservar o primeiro posto. O brasileiro conseguiu superar Button na partida e ficou na terceira posição. Na tal paragem nas boxes, passa Sutil e depois Hamilton quando este parou uma segunda vez e caiu para a terceira posição. E logo a seguir, o brasileiro rumou à vitória e a mais uma dobradinha para a Brawn GP. Com as polaridades trocadas.
Mais atrás, Kimi Raikonnen lutava com Sutil para o quarto posto, uma luta forte e constante enttre mais um elemento da armada Mercedes (definitivamente, o melhor motor do pelotão) e o carro do Cavalino Rampante, o unico a estar nos oito primeiros lugares desta grelha e a lutar constantemente pelos pontos. Se Sutil ficou com a volta mais rápida (mais uma estreia para a Force India), Raikonnen no final levava a melhor. Com mais uma prenda inesperada na última volta.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRjkHGCNasFQrCUHWWX-qF1KbHcNbVrslNRhIVw8QaZs0jPdfQxgAABAhHqKMWOyZPgSfXlCrCUfQnbd01CMLNKkaJlm2ykpkbtRtgqIe9Co2cCCh1lHDr23wnO_CtBCEJR3cRs7PfJqo/s280/It%C3%A1lia+09+8.jpg)
Pois é, igual como nos filmes: quando Hamilton tenta uma última chance de chegar a Button e ao segundo lugar, perde o controlo do seu carro na primeira das Lesmos e despista-se, dando de bandeja a "medalha de bronze" ao piloto finlandês, para gáudio dos "tiffosi". Fazia lembrar
Ayrton Senna e a sua final de corrida de 1988, mas os paralelismos terminavam ali.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyYTxTJRL4bmlikN3z5CAzrlUVSqwI7YF3HLm3bYKzmdryclInQ7th0GsieLYXWdVIOaMioofi4J7kgv5WqaUguSMpu6M9ZTsuCxo4saGzpQ-NsxbElFUJZazqrvTswnTKku91RDJEc_Q/s280/It%C3%A1lia+09+5.jpg)
Com Sutil no quarto posto, dando mais cinco pontos à Force India, os restantes lugares pontuáveis tiveram
Fernando Alonso no quinto posto, o segundo McLaren de
Heiki Kovalainen no sexto lugar, o BMW de
Nick Heidfeld no sétimo posto e um Sebastien Vettel a herdar o último ponto que faltava à Red Bull, com
Giancarlo Fisichella, agora convertido à "Rossa", colado nos seus escapes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhd5yIx3bWyQXtCs7fB5_w_AovgK_nMdvvbuxN-H4QYOHN4lut9QwpQ2tjIeMZKMV2VWKujJidm26Rm8MA8kqjtDF7t6ijaqjDIaG_0zmYOunHUVkzLm98Igd0BizseJ-nE3cBo621zERE/s280/It%C3%A1lia+09+6.jpg)
Quando se olha para o pódio, com uma dobradinha "trocada" da Brawn, e Rubens Barrichello a vencer pela terceira vez na sua carreira na Catedral de Monza, igualando
Stirling Moss,
Ronnie Peterson,
Juan Manuel Fangio e
Alain Prost, pela segunda vez este ano no lugar mais alto e tirando dois pontos ao seu companheiro Button, fazendo agora com que sejam 14 os pontos de diferença. Começa-se a desenhar o título de construtores à Brawn GP, mas em termos de pilotos, desenha-se um cenário em que... será possivel? O "patinho feio" dos brasileiros se tornar num inesperado campeão do mundo? Confesso que daria uma grande virada, mais uma daquelas que a Formula 1 foi fértil ao longo da sua história. Em suma: o argumento desta temporada ainda não está fechado!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...