A Force India confirmou hoje que o seu terceiro piloto, o italiano Vitantonio Liuzzi, irá pilotar para a equipa no GP de Itália, substituindo o seu compatriota Giancarlo Fisichella, que foi para a Ferrari. Segundo o comunicado da equipa, Liuzzi permanecerá a bordo do carro nas últimas cinco corridas da temporada de 2008.
"Mal posso esperar para regressar às pistas, especialmente no meu local, o GP de Monza. Aprecio imenso e agradeço a oportunidade que Mallya me deu, ainda mais agora que temos um bom carro. Estou confiante que continuarei a melhorar nas prestações do nosso carro. Para além disso, estou motivado, em boa forma física e ansioso por marcar pontos", completou.
Quanto a Vijay Mallya, o dono da equipa indiana, afirmava: "Estou muito feliz por ter dado a Liuzzi a oportunidade de voltar a pilotar, porque sei que era isso que queria nos últimos anos. A Force India está agora numa posição muito competitiva e precisamos de um piloto que possa continuar com este momento. Esta será para Liuzzi a oportunidade de demonstrar que tem velocidade, profissionalismo e está comprometido com os objectivos da nossa equipa", concluiu o dirigente.
Nascido em Locrotondo a 6 de Agosto de 1981, começou a correr no karting aos nove anos, onde venceu o campeonato nacional na sua categoria aos 12, em 1993. Em 2001 tornou-se campeão do Mundo, onde chegou a bater Michael Schumacher na sua própria pista, em Kerpen, na Alemanha. Passando para os monolugares em 2001, foi segundo classificado na Formula Renault 2000 alemã, para em 2002 passar para a Formula 3 alemã, onde foi oitavo classificado. Em 2003 chegou à Formula 3000, pela Red Bull Junior Team, onde terminou na quarta posição. Em 2004 dominou categoricamente a Formula 3000, pnde ao serviço da Arden, venceu todos, menos três corridas, sendo o último campeão da categoria, antes desta ser rebaptizada de GP2.
Em 2005, Liuzzi passou para a Formula 1, fazendo parte da Junior Team da Red Bull, alinhando em quatro corridas pela Red Bull, trocando o lugar com o austriaco Christian Klien. Na sua primeira corrida, em Imola, terminou na oitava posição, sendo dos poucos pilotos a conseguir pontuar na sua estreia. Nas duas temporadas seguintes, alinhou pela Toro Rosso, onde na última foi completamente batido pelço seu companheiro de equipa, Sebastien Vettel. A sua melhor posição é um sexto lugar no GP da China desse ano.
Em 2008, assinou um contrato de terceiro piloto na Force India, onde seria também o piloto de testes. Durante esse tempo, alinhou na (agora defunta) Speedcar Series, vencendo três provas e terminando na terceira posição do campeonato. Em 2009, ainda correu em quatro provas da A1GP, ao serviço da equipa italiana, tendo como melhor resultado uma pole-position em Portimão.
Speeder,
ResponderEliminarComo dizem,esse é o ano da segunda chance!
abraço