Começou esta madrugada o Rali da Australia, prova pontuável para o Mundial de Ralis, e num campeonato onde inicialmente já havia um vencedor antecipado, o francês Sebastien Löeb, mas três vitórias consecutivas da Ford por parte de Mikko Hirvonen fizeram com que a emoção voltasse ao campeonato. Emoção e... a tática.
O facto deste ser um rali em troços de terra, e o lider ser sempre prejudicado nas aberturas de troços, devido às pedras espalhadas nas estradas, faz com que partir o mais atrás possivel seja uma vantagem. E foi o que aconteceu no final da última classificativa do dia. O lider é agora Jari-Matti Latvala, num Ford Focus, que é perseguido pelo Citroen C4 de Sebastien Ogier, agora a 2.2 segundos de Latvala.
Quanto a Sebastien Löeb, irá mais logo ser o terceiro a partir na estrada, na frente do seu companheiro de equipa Dani Sordo e de Mikko Hirvonen. Caso não existam penalizações de última hora ou trocas na ordem, mais logo à noite o finlandês terá conseguido a ordem mais adequada para controlar o andamento dos seus adversários. Contudo, com esta 'brincadeira' já perdeu 23.6 segundos para o seu companheiro Latvala...
Na categoria de Produção, o local Richard Mason lidera, no seu Subaru Impreza, com o checo Martin Prokop, no Mitsubishi Lancer EVO X na segunda posição. Bernardo Sousa, o outro português no rali, depois de ter andando muito tempo na segundo posto, perdeu esse lugar na última classificativa do dia, mas apenas por poucas décimas. Contudo, Bernardo Sousa já sofreu com as classificativas australianas, pois entortou a suspensão do seu Fiat Punto Abarth S2000 após um salto um pouco mais brusco.
Já Armindo Araujo tem feito uma prova mais cautelosa, também no seu Mitsubishi Lancer Evo X e no final do primeiro dia é quinto classificado, a 21 segundos do quarto lugar. Este estilo de condução serve para tentar ficar o mais possível afastado dos problemas e esperar pacientemente, sem deixar fugir muito os homens classificados nos três primeiros lugares.
Mais logo à noite, o segundo dia do Rally Australia já terá especiais muito mais rápidas dos de hoje, apesar de ser menos dura, e isso deixa antever grande luta pela liderança da prova e pelo título entre Sebatien Löeb e Mikko Hirvonen.
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