Confirmou-se hoje aquilo que se vinha a transpirar desde a semana passada: a Williams terá motores Cosworth na temporada de 2010, segundo noticia Jonathan Noble, jornalista da Autosport britânica. Apesar de este não ser um anuncio oficial, pois a marca só vai decidir oficialmente no final da época, o facto de ter estado perto de um acordo com a Renault, mas não o ter confirmado, só demonstra a sua inclinação para o preparador inglês, que volta à competição depois de cinco temporadas de ausência.
Patrick Head elogiou-os na semana passada pelo trabalho que estão a realizar: "Estão a trabalhar no duro para estarem competitivos", afirmou.
Para além da Williams, a Red Bull também deseja os motores Cosworth, mas apenas como um "plano B", caso as negociações com a Mercedes falhem. O facto de o preparador britânico não está sujeito ao congelamento de motores, ao contrário das outras equipas, pesou na decisão. Para além das quatro novas equipas, a entrada de Williams e provavelmente da Red Bull significa que as potencialidades deste motor são maiores do que se julga... em suma é aquilo que falei na semana passada.
Para terminar, uma curiosidade que descobri na Autosport portuguesa: o video de um ensaio do motor Cosworth numa situação limite, onde se puxa até às 20 mil rotações por minuto. O facto de neste caso em particular ter aguentado, faz com que fique curioso para saber como se comportarão na próxima temporada...
Se for verdade que os engenheiros que cuidam dos Cosworth são egressos da Mercedes, então começo a ficar contente e esperançoso para o ano que vem.
ResponderEliminarSó vai faltar o Kamui Kobayashi assinar conosco para eu ficar exultante.
E claro, afastar a sombra do 1b de Groove.
Nao consegui ver o video pois no meu trabalho o youtube é bloqueado. Mas, de fato, a Cosworth, no fim de 2005 mostrou ao mundo o motor 2.4 v8 que iria equipar a mesma Williams em 2006. E eles tbm giravam 20K.
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