![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLHXgiuWLBUjLj7UFaBMMwLDtXi0_5DFo52RREQ_b56L5zsH25TuC613g8jB1beWnMSeYKIYJ8IYLy2_p1L4PrlqbFrRCxR0sgJoYXME1WyfHCTaXLoyIbzTjrJnxMxVQAnpiVTceIpmXq/s280/Di+Grassi+09+2.jpg)
Os assuntos tem a ver com a Mercedes e o segundo lugar na equipa Virgin/Manor. Em muitos sítios, fala-se que o lugar já tem um dono: o brasileiro Lucas di Grassi, piloto de testes da Renault. Mas aqui em Portugal, há quem jure a pés juntos que os dirigentes da Manor estão interessados em Alvaro Parente. A Autosport portuguesa dá como base uma visita do piloto português à fábrica, onde fez testes no seu simulador, "com resultados brilhantes" (coloco isto entre aspas porque é uma citação da revista)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigp9f7Q9-peg1ZjUcjBu6TourohBOlbx5X4Pwi4GxtUiQLDMWSVY9bXDW49Zn47AT06rfrVQtly3NrJ0F0IuLgFeC7GjOWhxT7Nx28fGavxCFtE6tb7jCC54xEjvKdHkrYk6nehP8XUl0S/s280/Raikonnen+09.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgi-XO8DjND4Qqa3SUiPG9Ll5ukKYKB7Rj0pGjfsVXzNHe-0wJIZ94aVvr6bZM-7A8rnLK_ZYGesErwtdf6KoTBs16Fnnp0AiZSjXw1lyHfBEEx-xvn4Vzz8QzcvA8b00hIbCcg83XtQlLq/s280/0000105134.jpg)
Em suma: à rapidez das noticias, perdemos a capacidade de levantar da cadeira e ir para fora da redacção. Por vezes é por razões financeiras. Outras é por preguiça.
Mas quero tocar nesta realidade por causa de uma coisa: nem todos os assuntos tem a capacidade de serem actualizados todos os dias. Se o futebol tem de ser porque há sempre jogos todos os dias, o automobilismo não tem de ser. E quando se chega a um tempo como este, onde não há testes e as equipas não abrem a boca todos os dias para dizer que piloto A vai para a equipa B, ou que equipa C vai ter motores D, as especulações, os boatos e as mentiras se instalam. E sabendo da dependência das pessoas por novidades, estas crescem e multiplicam-se, graças aos outros meios de comunicação e sobretudo blogues.
A semana passada, li o último post da Alessandra Alves, e vemos que há muita razão quando ela diz que os jornalistas perderam a capacidade de sair das suas redacções e investigar as suas noticias. A blogosfera passa por aí também. Coincidentemente, o Alexandre Carvalho "gritava" no Twitter dizendo que sempre que ia aos blogues lia sempre a mesma coisa que lia nas agências de informação. Por outras palavras, acusava os blogueiros de serem preguiçosos e "copiões". E tem razão. Basta dar uma rápida olhadela e ver que 90 por cento da blogosfera automobilistica repete aquilo que se pode ler no Grande Prêmio brasileiro, no Autosport português, no Pitpass inglês ou no Auto Motor und Sport alemão.
Em jeito de conclusão, deviamos ser originais e não somos. Perdemos capacidade para analisar e criticar.
Mas por agora não vou por aí. Daqui a algum tempo, voltarei a falar com calma sobre este assunto. Agora, falemos da imprensa em geral, que é o assunto deste post.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFzSup5nfPbvtxueNtqZ7iSl1m7PG7K4GoBsZf-soWpc404QEuJnZQ2BHOuEC-sOUiXqXtB49RExfWIbfPHnv_XCksS_qtpB8gBZ2i0Fn_-0TTZD9cxHTmmnewj3EI-UoIGWg2T7KAB_y9/s280/Fran%C3%A7a+07+15.jpg)
Passados estes dias, nada foi confirmado, mas todos acreditam que ele negoceia com a Mercedes. Nesta época de boatos, rumores e insinuações sobre A ou B, começo a ficar irritado com a insistência deste tipo de noticias. É aborrecido e enganador. As pessoas credulizam a coisa, e os boatos, nesta era de rede, espalham-se como fogo como sendo reais, de onde só falta a foto comprovativa. Começa a ser ridículo. Não deviamos esperar pela confirmação para podermos falar no assunto? Onde e como perdemos a cabeça? E agora volto ao assunto Manor: qual deles mente e onde para a verdade? Será que, na nossa sede de noticias, deveriamos exigir às partes que publiquem os contornos dos negócios, tal como as "telenovelas da vida real", da qual nós nos habituamos?
Conheço algumas respostas, mas não "a" resposta. Tento as aplicar neste espaço, mas nem sempre consigo. Mas estes tempos de incerteza e aborrecimento, qualquer coisa serve para agitar as águas. E não devia ser assim.
Um memorável post para reflexão, meu caro Paulo.
ResponderEliminarJá havia lido o artigo da Alessandra Alves e acredito que o ponto essencial da discussão vá por esse caminho mesmo.
Por exemplo, fala-se do Kimi na Mercedes. Mas quantos jornalistas "especializados" buscam saber mais sobre isso?
Porque não conversam com gente próxima ao piloto? Porque não fiscalizam o cotidiano dele? Daria para saber se ele está realmente negociando...
O problema é que preferimos sentar e esperar pela nota oficial da assessoria de imprensa.