O segundo dia do Rali Dakar 2010 continuou em terras argentinas, mas os contratempos não deixam de assolar o rali. Um atraso de meia hora na partida, em Cordoba, devido ao mau tempo, foi o motivo.
No lado das motos, o melhor nesta etapa foi o francês David Fretigne, a bordo do seu Yamaha, seguido pelo Scherco de David Casteu e pelo KTM de Marc Coma. Mas pouco depois, a organização do Dakar penalizou Coma em 22 minutos, devido a ter passado por determinado controlo em excesso de velocidade, caindo então para o 14º lugar. David Casteu manteve a liderança, agora com uma vantagem de 2 minutos e 10 segundos sobre Cyril Després.
No caso dos portugueses, Helder Rodrigues terminou a etapa na sexta posição, ascendendo á mesma posição na classificação geral, a 9 minutos e 27 segundos do líder, enquanto que Ruben Faria terminou a etapa na nona posição, ascendendo ao sétimo lugar da classificação geral, colocando assim dois portugueses no top ten da classificação nas motas. Em contraste, o azarado do dia foi Paulo Gonçalves. O piloto da Yamaha teve problemas, perdeu mais de 40 minutos na etapa de hoje e caiu para a 33ª posição da geral.
No caso dos carros, o dia foi marcante. Primeiro, o capotamento de Nani Roma, a bordo do seu BMW, o fez atrasar muito e claro, perder a liderança. O incidente aconteceu... apenas dois quilómetros depois do início da segunda especial. Roma caiu numa vala, perdendo cerca de 15 minutos para regressar à estrada. A principal razão, segundo dizem os entendidos, foi o facto da Volkswagen ter pedido ao qatari Nasser Al-Attyah e ao brasileiro Mauricio Neves para que pessionassem os BMW nesta etapa, o que deu resultado, de uma certa forma. Outro dos concorrentes da frente, o Mitsubishi do argentino Orlando Terranova, também teve problemas ao capotar poucos quilómetros à frente.
Esta pressão teve resultados: Nasser Al-Attyah venceu a etapa, seguido de Mauricio Neves. Aliás, os quatro primeiros lugares da etapa foram preenchidos por carros da Volkswagen, sendo Stephane Peterhansel o melhor da concorrência ao terminar a etapa na quinta posição. O qatari é agora o novo lider do Dakar, seguido por Carlos Sainz, a um minuto e onze segundos, e de Peterhansel, a 2 minutos e 30. Quanto a Nani Roma, terminou a etapa a 11 minutos e 44 segundos de Al-Attyah e desceu muito na classificação geral.
No caso dos portugueses, Carlos Sousa entrou finalmente no "top ten" e tornou-se no melhor dos Mitsubishi, ao terminar a etapa na nona posição, a 7 minutos e 20 do vencedor, subindo para o setimo lugar da geral, atrás somente dos Volkswagen oficiais e do BMW de Peterhansel. Miguel Barbosa e Ricardo Leal dos Santos lutaram ao longo da etapa e terminaram nãso muito longe um do outro: Barbosa foi 14º, Leal dos Santos 16º. Na classificação geral, ambos estão colados na 15ª e 16ª posições, respectivamente, à frente do mitsubishi de Guilherme Spinelli.
No lado das motos, o melhor nesta etapa foi o francês David Fretigne, a bordo do seu Yamaha, seguido pelo Scherco de David Casteu e pelo KTM de Marc Coma. Mas pouco depois, a organização do Dakar penalizou Coma em 22 minutos, devido a ter passado por determinado controlo em excesso de velocidade, caindo então para o 14º lugar. David Casteu manteve a liderança, agora com uma vantagem de 2 minutos e 10 segundos sobre Cyril Després.
No caso dos portugueses, Helder Rodrigues terminou a etapa na sexta posição, ascendendo á mesma posição na classificação geral, a 9 minutos e 27 segundos do líder, enquanto que Ruben Faria terminou a etapa na nona posição, ascendendo ao sétimo lugar da classificação geral, colocando assim dois portugueses no top ten da classificação nas motas. Em contraste, o azarado do dia foi Paulo Gonçalves. O piloto da Yamaha teve problemas, perdeu mais de 40 minutos na etapa de hoje e caiu para a 33ª posição da geral.
No caso dos carros, o dia foi marcante. Primeiro, o capotamento de Nani Roma, a bordo do seu BMW, o fez atrasar muito e claro, perder a liderança. O incidente aconteceu... apenas dois quilómetros depois do início da segunda especial. Roma caiu numa vala, perdendo cerca de 15 minutos para regressar à estrada. A principal razão, segundo dizem os entendidos, foi o facto da Volkswagen ter pedido ao qatari Nasser Al-Attyah e ao brasileiro Mauricio Neves para que pessionassem os BMW nesta etapa, o que deu resultado, de uma certa forma. Outro dos concorrentes da frente, o Mitsubishi do argentino Orlando Terranova, também teve problemas ao capotar poucos quilómetros à frente.
Esta pressão teve resultados: Nasser Al-Attyah venceu a etapa, seguido de Mauricio Neves. Aliás, os quatro primeiros lugares da etapa foram preenchidos por carros da Volkswagen, sendo Stephane Peterhansel o melhor da concorrência ao terminar a etapa na quinta posição. O qatari é agora o novo lider do Dakar, seguido por Carlos Sainz, a um minuto e onze segundos, e de Peterhansel, a 2 minutos e 30. Quanto a Nani Roma, terminou a etapa a 11 minutos e 44 segundos de Al-Attyah e desceu muito na classificação geral.
No caso dos portugueses, Carlos Sousa entrou finalmente no "top ten" e tornou-se no melhor dos Mitsubishi, ao terminar a etapa na nona posição, a 7 minutos e 20 do vencedor, subindo para o setimo lugar da geral, atrás somente dos Volkswagen oficiais e do BMW de Peterhansel. Miguel Barbosa e Ricardo Leal dos Santos lutaram ao longo da etapa e terminaram nãso muito longe um do outro: Barbosa foi 14º, Leal dos Santos 16º. Na classificação geral, ambos estão colados na 15ª e 16ª posições, respectivamente, à frente do mitsubishi de Guilherme Spinelli.
Amanhã é a terceira etapa do Dakar 2010, entre La Rioja e Fiambalá, na Argentina, no total de 441 quilómetros, 259 de ligação e 182 em especial.
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