![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfch1jYJyzPYGYWOtvOMkvSjtythOXH8dhRc9F__WUSe86YZortCtP_nD9z_S2KkUF7wt3dWKPL8anZSZP8SwsRVAgZd2H8zQ1xObVUgIKJOIIKI6uqayf816cNe2R7UZcPQMLEl3ZowBV/s280/BRM+71.jpg)
O BRM P160 foi a evolução natural do P153, o chassis usado na temporada de 1970. Desenhado por Tony Southgate, que chegara à equipa no final de 1969, era um carro mais refinado em termos de linhas aerodinâmicas. Um chassis monocoque feito em aluminio, tinha um duplo triângulo na suspensão dianteira e um triângulo inferior na suspensão traseira, com o sistema de travões instalado junto às rodas dianteiras e junto ao lugar onde estavam a caixa de velocidades, na traseira do carro. O motor V12 era capaz de debitar cerca de 440 cavalos de potência, conseguindo ser competitivo contra os dominantes Ford Cosworth V8 de 3 litros.
A estreia do carro aconteceu em Kyalami, palco da primeira corrida da temporada de 1971. Pedro Rodriguez foi o piloto escolhido para andar no novo modelo, enquanto que o seu companmheiro de equipa, o suiço Jo Siffert, corria com o P153. Contudo, um segundo chassis estava pronto em Espanha, palco da segunda corrida da temporada, e Siffert pode disfrutar do chassis. Nessa corrida, Rodriguez marcou os primeiros pontos do ano, com um quarto lugar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgl9UH4kIgXHY73xrtozAN_ncG7tkmxq9Iy6c-TaU7RtPKzgX3KNzBUGSAl2K9EkDKGcaL1z7Bg7QOPqeAM5PYD2oqafJtekYeZkZnm7HoTn2adWi7FEKn4XHmI9DPowOrahFS_WRvQnJQn/s280/Holanda+71+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnbsKOYk2WdF4-Mjx4-FNtpZ_3G65U89dNeRZuVGGOCt26Uvyo_P5uQGOs4H55lhYD1jD9zyLrdWyGKvpEsn4YNH1hoMNEmXUggDCmwcjY_Yj3Ttj5j3vMeXW1yX-tCNMFtjQu8MnIVXiW/s280/Austria+71+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0YvY3pUUENSYd5DEity3COQwo2Ohahr85b_BixfHzLYYX534L1UVnju-RTIyRzv8tv5BBNv5O1B4ZuzipF4-jZJURl48xsHUYc3EJKQG6aJ75DieS81V7dVDLTzEOaTroLxGtZehKyG2y/s280/Monza+71+2.bmp)
Por esta altura, a BRM tinha um terceiro piloto nas suas fileiras, o australiano Hownden Ganley, que ajudou a marcar mais alguns pontos para a marca, enquanto que na última prova do ano, em Watkins Glen, Jo Siffert levou o seu carro ao segundo lugar final, ajudando a BRM a ficar com o segundo lugar no campeonato de construtores, apenas batido pela Tyrrell. Contudo, isto iria ser sol de pouca dura, pois algumas semanas depois, a 24 de Outubro, quando se disputada a Corrida dos Campeões no circuito britânico de Brands Hatch, o carro de Jo Siffert despista-se, causando um grave incêndio e a morte do piloto de 35 anos. Siffert tinha sido tocado na primeira volta, quando ultrapassava o March de Peterson, causando estragos na suspensão, que cedeu na 14ª volta da corrida, que servia para comemorar o bicampeonato de Jackie Stewart.
Por esta altura, Lord Owen, vendo o potêncial do carro, queria fazer algo inédito a partir de 1972: tendo conseguido o patrocinio da tabaqueira Marlboro, desejava alargar o seu programa para seis carros, uma incrivel soma para o seu tempo. A ideia era que a equipa sustentava três carros, enquanto que os outros três seriam fornceidos a outros, pilotos pagantes, num esquema semelhante ao que fazia a March. E à partida para a temporada de 1972, existiam três carros oficiais para Gethin, o novo recruta, o francês Jean-Pierre Beltoise, vindo da Matra, e Ganley. Os carros privados iam para o veterano espanhol Alexander Soler-Roig, o austriaco Helmut Marko e o sueco Reine Wissel, vindo da Lotus.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbIl7tqX5Fhiy1bEqEzuR0I6d1tmAhcAdW5vBzZkL9Bx_akScjZv_cxnuhicrqB1NuwYrwqMwoTPW3Luk28MQvGQ1YN5cpYUuGFrBez59K_uQEdZjsfyOtXxVABukBM9NTT_MDHD_ST5E2/s280/Monaco+72.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2w0wsF1Lx0bTwCGSMM4TwlLAjpx_ohRg_DO2KsScYoVTrlafQhjzXx691PDbVo1zfhscLK0zsm05bjAeVzDWeER7ryUTveuuBhS661qOMWf-GFJ5lD6inElRTub-sOmKVKJm0mXfMT77W/s280/Monaco+73+5.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEbnMHnMf24kTXcToHrxC3N0MloGJyEG9HrwUuALPkKbGIyPNnWz0oIp1R6uMl1xBPq_MV1qRbX_DCWT64dWi36cftt68xWwv3LqmmJnN0d0MxcVpcqKoYqAnVFQ_jAMlBdF6Yls8NozNG/s280/Argentina+74.jpg)
Ficha Técnica:
Chassis: BRM 160
Projectista: Tony Southgate
Motor: BRM V12 de 3 Litros.
Pilotos: Jo Siffert, Pedro Rodriguez, Peter Gethin, Jean-Pierre Beltoise, Helmut Marko, Reine Wissel, Jackie Oliver, Vic Elford, Howden Ganley, Alexander Soler-Roig, Clay Regazzoni, Niki Lauda, Henri Pescarolo, Francois Migault
Corridas: 49
Vitórias: 3 (Siffert 1, Gethin 1, Beltoise 1)
Pole-Positions: 2 (Siffert 1, Regazzoni 1)
Voltas Mais Rápidas: 2 (Siffert 1, Beltoise 1)
Pontos: 66 (Beltoise 20, Siffert 19, Gethin 10, Rodriguez 9, Ganley 4, Regazzoni 2, Lauda 2)
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/BRM_P160
http://www.conceptcarz.com/vehicle/z15268/BRM-P160.aspx
Pole-Positions: 2 (Siffert 1, Regazzoni 1)
Voltas Mais Rápidas: 2 (Siffert 1, Beltoise 1)
Pontos: 66 (Beltoise 20, Siffert 19, Gethin 10, Rodriguez 9, Ganley 4, Regazzoni 2, Lauda 2)
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/BRM_P160
http://www.conceptcarz.com/vehicle/z15268/BRM-P160.aspx
Um carro lindo, mas o que mais me impressionou foi a estrela de três pontas enorme na foto do meio do post.
ResponderEliminar