Hirvonen partiu para as classificativas da manhã com pouco mais de quatro segundos de vantagem sobre o Citroen C4 de Löeb, logo, teve de se defender de inicio das investidas do heptacampeão francês. Contudo, a partir da tarde, com melhores pneus, começou a ganhar uma pequena, mas significativa vantagem, chegando ao final do dia com 16,6 segundos de distância sobre Löeb, apesar dos seus pneus já estarem no limite da sua capacidade.
Quanto ao francês da Citroen, também se debatia com problemas de pneus, pois os que estavam montados na sua traseira não funcionavam correctamente nas classificativas geladas: "Não resultou. Tínhamos bons pneus na frente, mas os traseiros estavam destruídos e o carro incontrolável. Eu não consegui andar mais depressa, apenas pude seguir a estrada e nem ataquei. A parte traseira simplesmente não acompanhava a frente do carro - mesmo depois de eu ter tentado desgastar propositadamente os pneus da frente", confessou Loeb. "Ter dois pneus novos na frente e dois destruídos atrás foi pior do que ter os quatro destruídos".
Atrás do duo da frente, Jari-Matti Latvala conseguiu ser consistente e conseguiu apanhar Dani Sordo e ficar com o terceiro posto do rali. O catalão chegou a parar durante um minuto para retirar neve acumulada na grelha do seu carro, que tinha causado um principio de sobreaquecimento do seu motor. Apesar disto, Latvala recusa entrar em euforias: O finlandês da Ford recusou, no entanto, entrar em excesso de confiança: "Temos de ser cautelosos amanhã e na super especial desta noite", admitiu.
Sebastien Ogier é o quinto, mantendo uma vantagem confortável sobre Henning Solberg, Matthew Wilson e Mads Ostberg. Já Petter Solberg, depois do acidente na primeira especial, está a fazer uma corrida de recuperação, chegando agora ao nono lugar da classificação geral. Outro que está a recuperar tempo é Kimi Raikonnen, embora ainda esteja fora do "top ten".
Quanto aos portugueses, Bernardo Sousa continua a sua adaptação ao Ford Fiesta S2000, estando no 19º lugar da geral, e sexto na sua categoria. Contudo, fez um brilharete, ao terminar uma das classificativas com o segundo melhor tempo da geral, batido apenas por Martin Prokop. "É uma sensação indescritível obter uma marca dessa envergadura. Apesar de ser uma classificativa-espectáculo, nem por isso tem menos significado para mim e para o Nuno[Rodrigues da Silva]", explicava, satisfeito, no final da classificativa.
"Foi um dia muito difícil mas também muito compensador, dada a nossa maior adaptação aos troços e aos resultados obtidos, com tempos entre os especialistas do terreno", referiu. "Ao mesmo tempo que nos temos de concentrar no rali, temos de pensar em chegar ao final e garantir o máximo de pontos, pois não podemos desiludir ninguém", afirmou.
Quanto a Armindo Araujo, resolvidos os problemas de afinação do seu Mitsubishi Lancer EVO X, está agora no 22º lugar da geral, mas é o terceiro na categoria PWRC, construindo uma vantagem de 15 segundos sobre o seu principal adversário na luta pelo pódio, o checo Martin Semerad.
"Tivemos dificuldades com os pneus em especiais onde havia muita terra e isso condicionou-nos bastante. Decidimos não fazer grandes alterações no carro e concentrarmo-nos principalmente em recuperar a terceira posição e acabamos por consegui-lo. Apesar de difícil, este acabou por ser um dia positivo para os nossos objectivos", referiu na chegada a Karlstad o piloto tirsense. "Vamos dar o máximo para conseguirmos manter esta posição pois encaixa perfeitamente no que delineamos para esta prova. Faltam cinco especiais e ainda muitos quilómetros para percorrer", concluiu.
O Rali da Suécia termina amanhã.
sábado, 13 de fevereiro de 2010
WRC 2010: Rali da Suécia (Dia 2)
Mikko Hirvonen aproveitou as classificativas cheias de neve do Rali da Suécia para ganhar mais avanço sobre Sebastien Löeb e consolidar a sua liderança. Basicamente, deve ser o resumo do dia, mas o dia de hoje foi muito mais do que isso, como vão ler nas linhas seguintes.
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