![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgR_TGffwcgP-rrcs9pcPmS7mIsMSZSOS2JE2TXSTu0v7trRPFAVZtJC1Byhx7ABr-o1MFtnedvGNVvBhdcunYpPKKIiON2s6EW5pdQq1ozZpGPGjn94s8Cpc8KedksK_p0rRi4P9Ow4j0h/s280/Brasil+95+2.jpg)
O defeso da temporada de 1995 tinha visto desaparecer uma das equipas mais lendárias da Formula 1. A Team Lotus, que lutava pela sua sobrevivência desde o inicio da década, não conseguira arranjar financiadores capazes de pagar as várias dívidas que ela tinha e fechou as portas no inicio de Janeiro, e pouco tempo depois uniu forças com a Pacific, de Keith Wiggins, correndo juntas.
Outra equipa que tentava, mas não conseguia resolver os seus problemas era a Larrousse. No final de 1994, estava atolada em dívidas e não conseguia pagá-las, dado que não tinha financiamento que chegasse. Sem chassis e motor capazes, e apesar de ter inscrito no inicio da época com os franceses Eric Comas e Christophe Bochut, ela não conseguiu participar na primeira corrida do ano, pelo facto de, entre outros, o seu chassis não estar conforme as especificações da FIA.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9cvYPaTQWMPVBfh33mFQ7xUTHLDBoVbVK-FZo1SYgyrXbI2w82u4bsNC9HyKokbOac7diQRdR9-U1pbmRlmgMqbDUsXQehpi7hoQivQBfxfdeKvIbZLBBu8nPTzprBx_CH5Zzo2asIlfN/s280/Brasil+95.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3V8NWM6U7cUy6bojB5g69gF3mdFXat9QvdeP2fF6_2xP3iFnc4M58H8R_AMa5yJpQKOEiU6YpA1ipIUllzP9hfHSdmNqiwY0Aisv4GWDXboiumrxYC69S4lII9wosPF5ulzJipA7J-wbj/s280/Brasil+95+11.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjc2qNELARyMWrYEfagUYFcSlvolBX6T_Qk5p0buI86RRYgT-pQqynS2qk935zBWpdAqZBLViZwkKyn0Nf2wp_F1wFWBAkS6QMRKvDTg6V8V778miTGuf_pxGLpkfMHT5SutDvRvhCsIS8/s280/Brasil+95+10.jpg)
A McLaren passava por um período de transição, mas no Inverno tinha alcançado um acordo com a alemã Mercedes, iniciando-se uma parceria que dura até aos dias de hoje. Na equipa, para além de manter o finlandês Mika Hakkinen, Ron Dennis vira-se obrigado a contratar o britânico Nigel Mansell, devido às pressões dos patrocinadores. Contudo, o chassis não era largo o suficiente para que o "brutânico" Mansell, agora com 41 anos, pudesse guiar mais á vontade. Assim sendo, no Brasil, quem guiava o carro era o piloto de testes e ex-piloto da Brabham, Ligier e Tyrrell, Mark Blundell.
Na Ligier, que tinha passado por uma pré-temporada horrivel, quando fora vendida a Flávio Briatore, apenas para ficar com o contrato dos motores Renault, era agora gerida por Tom Walkinshaw, que tinha conseguido motores Mugen-Honda e desenhado um carro que fazia lembrar o Benetton B195. Como pilotos, Olivier Panis ficara na equipa, mas o segundo piloto era algo complicado. A Mugen-Honda impunha o japonês Aguri Suzuki, mas Walkinshaw queria Martin Brundle, que o conhecia desde os tempos da Jaguar, nos Sport-Protótipos. Depois de alguns argumentos, chegou-se a uma solução de compromisso: Suzuki e Brundle iriam alternar no segundo carro da marca francesa, e o piloto japonês correria nas três primeiras provas do ano.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHb9M2f2sN8WmZaTPI7-Dmo1DH7mR4XIvSeJ0TT8KEU7cBMxJOJw4FckXfxdSMyCiIxo7g4NXbEKS0kYSNcgV2Cf4pz4lFciaMs4TSCfoGGSg1idQ6OZmmTTeQ7RyEzS4r-4JwByG6X1os/s280/Brasil+95+9.jpg)
Na Tyrrell o japonês Ukyo Katayama mantinha-se, mas como segundo piloto foram buscar o finlandês Mika Salo, que tinha impressionado Ken Tyrrell nas suas prestações na Lotus, no final do ano anterior. Para além disso, trazia com ele o apoio da Nokia, que começava a mostrar-se como fabricante do "gadget" da moda: os telemóveis.
A Sauber, passadas as dificuldades do ano anterior, iria repetir a dupla de 1994: o austriaco Karl Wendlinger e o alemão Heinz-Harald Frentzen. Mas havia duvidas sobre a capacidade de Wendlinger, que tinha estado sob um longo periodo de convalescença após o seu terrivel acidente nos treinos do GP do Mónaco do ano anterior. Nesse ano, sem o motor Mercedes, Peter Sauber, o dono da equipa, decidiu correr nessa temporada com propulsores Cosworth.
Na Footwork-Arrows, com problemas de financiamento, a temporada começaria com o italiano Gianni Morbidelli e o japonês Taki Inoue como pilotos, mas sabia-se que os lugares eram temporários, dado que precisavam de dinheiro para completar a temporada. A mesma coisa se passava na Minardi, que começariam a temporada com os italianos Pierluigi Martini e Luca Badoer. Contudo, tal como na Footwork-Arrows, precisavam de dinheiro para completar a temporada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjf-jovcZahBVUGOmO2MblrIKUoHc30EtQqrqAqKQyTmod3ZlSwkbjwcqhyphenhyphenCNYGuHVS4OiNsm5jZZYDNelcxFRW7HcwzHHyiFrwkFESBBVytgBq5Md_WfsPhLvVn9ou6rUNoMNNEMVqHllr/s280/Brasil+95+7.jpg)
A corrida começa com polémica fora dela: a FIA afirmou que as amostras de gasolina da Elf, que alimentavam os carros da Williams e da Benetton eram ilegais, pois eram diferentes das amostradas no inicio da época, logo, seriam multados em 30 mil dólares e os seus carros posteriormente desclassificados. Ambas as equipas aplearam imediatamente da decisão, e a controvérsia voltava em força ao "paddock", depois dos acontecimentos do anpo anterior.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXx7QQdykyo_plvyfQWd2nEGieNmiJxnWqd5YjavJGFNvEHVlOSnYuIvZA7akWDyDu5w4TNa1YkEhBjmCa-L7xJLP4XG9M9gastDD6Ylh56-aeWAcHauKuap84wgxIJBjQE9PsvhQLycYd/s280/Brasil+95+3.jpg)
Assim, o segundo lugar era herdado por David Coulthard, mas este tinha uma desvantagem considerável sobre o piloto alemão. Mais atrás, Hakkinen e Berger lutavam pelo terceiro posto, intrometidos por um surpreendente Mika Salo, que chegou a rolar no terceiro posto em certas fases da corrida. Contudo, o seu corpo não estava habituado a correr em circuitos anti-horários e sofreu um despiste devido a problemas físicos, caido para o sétimo posto final.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDfkVbR7hD6KKJXuU9g4TRR5zkda9nWbZaqPcNNG7DqKq648key9z1UNpQX_wbgWAsQ56LnJt3SdTx3-pamArMBNIYK70_iO6mb7EHLPXb9P2W7fgfAWjlk34NE1AWR5q260AraGOTIGXG/s280/Brasil+95+8.jpg)
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1995_Brazilian_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr565.html
http://jcspeedway.blogspot.com/2010/03/historia-15-anos-do-grande-premio-do.html
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...