O primeiro dia do Rali do México, segunda prova do Mundial WRC de 2010, está a ser marcado pelo dominio do citroen C4 de Petter Solberg e pelo capotanço de Kimi Raikonnen, que acabou por abandonar. Quanto a Armindo Araujo, no seu Mitsubishi Lancer EVO IX, é actualmente o lider na sua categoria, o PWRC.
O dia começou com os pilotos que partiram na frente a perder tempo, já que eram eles que abriam a estrada. Asim sendo, Petter Solberg, que partia um pouco mais atrás, aproveitou o facto de marcar o ritmo e acabar o dia na liderança, com 15 segundos de avanço sobre o segundo classificado, o francês Sebastien Ogier. “Não tenho razões para diminuir a velocidade. Estou aqui para pilotar o mais rápido possível. Não estou aqui para brincar. Não tenho planos, estratégias, só quero voltar ao topo“, afirmou o piloto norueguês, campeão do mundo em 2003 com um Subaru Impreza.
Aliás, este está a ser um rali em grande para a Citroen: quatro C4 ocupam os quatro primeiros lugares, com Sebastien Löeb, que era o segundo a abrir a estrada, depois de Hirvonen, está no terceiro posto, a 27,5 segundos de Solberg. Daniel Sordo é quarto, mas a 40 segundos de Solberg.
Os Ford, que se deram muito bem na Suécia, agora estão na mó de baixo no México, com Jari-Matti Latvala e Mikko Hirvonen no quarto e quinto posto, respectivamente. Hirvonen perdeu um minuto nas especiais do dia, prejudicado por ser o piloto a abrir a estrada. "Estou a guiar bem mas há demasiada terra solta nos troços, pelo que nada posso fazer. Ser o primeiro na estrada neste rali é muito, muito mau", referiu o piloto finlandês e actual lider do Mundial.
Já Kimi Raikonnen teve azar. O rali para o ex-piloto de Formula 1 já tinha começado mal para ele quando um avaria no sistema eléctrico o atrasou cerca de meia hora. Bastante atrasado, fez depois tempos respeitáveis no seu Citroen C4, antes de capotar fortemente na sétima especial, sem ferimentos de maior. Resta saber se os estragos não serão impeditivos de voltar ao rali graças ao estratagema "SuperRally".
Entretanto, quem está a andar bem, apesar da sua inexperiência em andar no seu Ford Focus WRC, é o americano Ken Block. A sua prova tem sido feita de forma bastante consistente, sem erros, ocupando no final deste primeiro dia o décimo posto da geral.
"Continuo a lutar para perceber o carro, mas os tempos têm sido melhores do que aquilo que eu esperava. Não há dúvidas de que este carro é o melhor do mundo, não há nada como isto. É simplesmente fantástico. Mas, ainda tenho muita coisa para aprender", afirmou Block em declarações captadas pelo Autosport português.
"Preciso de aprender onde posso travar e quão tarde posso travar. Continuo a lutar para perceber a tracção que tenho, particularmente nas curvas apertadas. Acelero muito cedo e o carro simplesmente sai em frente, a fundo. Ainda assim, mal posso acreditar na diversão que estou a ter!", concluiu.
Para finalizar, Armindo Araujo, que levou desta vez a versão Evo IX porque não teve tempo para mandar o Evo X para o México, lidera a sua classe com uma vantegem de 5,7 segundos sobre o segundo classificado, o japonês Toshi Arai. Na geral, o piloto português é 13º. Amanhã continua o Rali do México, com mais nove especiais para percorrer.
O dia começou com os pilotos que partiram na frente a perder tempo, já que eram eles que abriam a estrada. Asim sendo, Petter Solberg, que partia um pouco mais atrás, aproveitou o facto de marcar o ritmo e acabar o dia na liderança, com 15 segundos de avanço sobre o segundo classificado, o francês Sebastien Ogier. “Não tenho razões para diminuir a velocidade. Estou aqui para pilotar o mais rápido possível. Não estou aqui para brincar. Não tenho planos, estratégias, só quero voltar ao topo“, afirmou o piloto norueguês, campeão do mundo em 2003 com um Subaru Impreza.
Aliás, este está a ser um rali em grande para a Citroen: quatro C4 ocupam os quatro primeiros lugares, com Sebastien Löeb, que era o segundo a abrir a estrada, depois de Hirvonen, está no terceiro posto, a 27,5 segundos de Solberg. Daniel Sordo é quarto, mas a 40 segundos de Solberg.
Os Ford, que se deram muito bem na Suécia, agora estão na mó de baixo no México, com Jari-Matti Latvala e Mikko Hirvonen no quarto e quinto posto, respectivamente. Hirvonen perdeu um minuto nas especiais do dia, prejudicado por ser o piloto a abrir a estrada. "Estou a guiar bem mas há demasiada terra solta nos troços, pelo que nada posso fazer. Ser o primeiro na estrada neste rali é muito, muito mau", referiu o piloto finlandês e actual lider do Mundial.
Já Kimi Raikonnen teve azar. O rali para o ex-piloto de Formula 1 já tinha começado mal para ele quando um avaria no sistema eléctrico o atrasou cerca de meia hora. Bastante atrasado, fez depois tempos respeitáveis no seu Citroen C4, antes de capotar fortemente na sétima especial, sem ferimentos de maior. Resta saber se os estragos não serão impeditivos de voltar ao rali graças ao estratagema "SuperRally".
Entretanto, quem está a andar bem, apesar da sua inexperiência em andar no seu Ford Focus WRC, é o americano Ken Block. A sua prova tem sido feita de forma bastante consistente, sem erros, ocupando no final deste primeiro dia o décimo posto da geral.
"Continuo a lutar para perceber o carro, mas os tempos têm sido melhores do que aquilo que eu esperava. Não há dúvidas de que este carro é o melhor do mundo, não há nada como isto. É simplesmente fantástico. Mas, ainda tenho muita coisa para aprender", afirmou Block em declarações captadas pelo Autosport português.
"Preciso de aprender onde posso travar e quão tarde posso travar. Continuo a lutar para perceber a tracção que tenho, particularmente nas curvas apertadas. Acelero muito cedo e o carro simplesmente sai em frente, a fundo. Ainda assim, mal posso acreditar na diversão que estou a ter!", concluiu.
Para finalizar, Armindo Araujo, que levou desta vez a versão Evo IX porque não teve tempo para mandar o Evo X para o México, lidera a sua classe com uma vantegem de 5,7 segundos sobre o segundo classificado, o japonês Toshi Arai. Na geral, o piloto português é 13º. Amanhã continua o Rali do México, com mais nove especiais para percorrer.
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