Lentamente, quase fora no nosso alcance visual, cozinha-se uma possivel reabilitação de um homem que há cerca de nove meses, foi banido para o resto da vida de um "paddock" de Formula 1. Aparentemente, Flávio Briatore prepara o seu regresso, depois do Singaporegate de 2008. Contudo, ele não quer voltar como director de uma equipa, mas como alguém nos bastidores. E o mais provável é que ele quer ser o sucessor de Bernie Ecclestone. Não que o Tio Bernie não queira, até o acolhia de braços abertos, devido aos vários negócios que os dois tiveram juntos. É o homem certo para cuidar da nau depois da sua partida.
Nâo sei quando é que isso vai acontecer, mas tal reabilitação estará condicionada a vários factores. Desde saber os resultados do recurso apresentado à FIA sobre a sentença dos tribunais comuns, que reverteu a pena aplicada pelo Tribunal de Apelo, até à ideia de que somente em 2012 é que estaria disponivel para estar nesse cargo. Acho que não é inocente essa data. É o ano de negociações para um novo Acordo da Concórdia.
A ser verdade, vai ser mais um motivo de tempestade no "paddock". A sua ausência não é de todo lamentada, pois toda a gente sabe que era mais um homem de negócios do que própriamente um técnico que percebesse a mecânica e a electrónica dos bólides. Apesar de ser um homem que esteve de lado da FOTA, nas lutas de 2009, creio que muita gente sabia que ele estava ali porque, em caso de ruptura definitiva, alguém teria de ficar à frente dos aspectosa comerciais. Dinheiros das TV's e tudo o mais. E creio que ele é tão ganancioso quanto o Ecclestone, mas tem outra visão.
Não sou futurólogo, mas não ficaria surpreendido se existisse alguma forma de "reabilitação" de Briatore, uma forma de "apagar o passado" por parte da entidade máxima do automobilismo. Mas corre-se o risco de, caso o pior aconteça, a credibilidade de um desporto, que lentamente está a reabilitar-se, depois de algum tempo de agitação politica, com Max Mosley ao leme, atinja novos baixos.
E depois... o que seria a Formula 1? A GP2 foi dirigida por Briatore (indirectamente, pois o conjunto chassis/motor são da Renault) e temo que se transforme em corridas de "Sprint" com uma hora de cada, duas vezes a cada fim de semana. Seria mais uma forma de adulterar este desporto, já de si modificado por causa da entrada dos dinheiros das televisões. Já por aí, mete medo.
Nâo sei quando é que isso vai acontecer, mas tal reabilitação estará condicionada a vários factores. Desde saber os resultados do recurso apresentado à FIA sobre a sentença dos tribunais comuns, que reverteu a pena aplicada pelo Tribunal de Apelo, até à ideia de que somente em 2012 é que estaria disponivel para estar nesse cargo. Acho que não é inocente essa data. É o ano de negociações para um novo Acordo da Concórdia.
A ser verdade, vai ser mais um motivo de tempestade no "paddock". A sua ausência não é de todo lamentada, pois toda a gente sabe que era mais um homem de negócios do que própriamente um técnico que percebesse a mecânica e a electrónica dos bólides. Apesar de ser um homem que esteve de lado da FOTA, nas lutas de 2009, creio que muita gente sabia que ele estava ali porque, em caso de ruptura definitiva, alguém teria de ficar à frente dos aspectosa comerciais. Dinheiros das TV's e tudo o mais. E creio que ele é tão ganancioso quanto o Ecclestone, mas tem outra visão.
Não sou futurólogo, mas não ficaria surpreendido se existisse alguma forma de "reabilitação" de Briatore, uma forma de "apagar o passado" por parte da entidade máxima do automobilismo. Mas corre-se o risco de, caso o pior aconteça, a credibilidade de um desporto, que lentamente está a reabilitar-se, depois de algum tempo de agitação politica, com Max Mosley ao leme, atinja novos baixos.
E depois... o que seria a Formula 1? A GP2 foi dirigida por Briatore (indirectamente, pois o conjunto chassis/motor são da Renault) e temo que se transforme em corridas de "Sprint" com uma hora de cada, duas vezes a cada fim de semana. Seria mais uma forma de adulterar este desporto, já de si modificado por causa da entrada dos dinheiros das televisões. Já por aí, mete medo.
Olá Paulo, tudo bem contigo?
ResponderEliminarHoje o meu blogue completa um ano de vida, foi graças à tua ajuda e incentivo que continuei a escrever, mesmo naquelas alturas em que já pensava em baixar os braços, desistir!
Escrevi um pequeno texto sobre o aniversário do "Mania dos Carrinhos" e nele não me esqueci de mencionar que foste o meu primeiro seguidor, por isso aqui fica o meu reconhecimento.
Continua e escrever e a deliciar-nos com os teus belos posts.
Um grande abraço.
Pedro Costa