terça-feira, 4 de maio de 2010

GP Memória - Belgica 1980

Passaram-se cinco semanas desde a corrida de Long Beach, e o pelotão da Formula 1 tinha marchado para Zolder para correr a sua primeira prova em paragens europeias, o GP da Belgica. No pelotão, importantes mudanças aconteciam, com a Ensign a procurar um substituto para o veterano suiço Clay Regazzoni, que tinha tido o seu acidente que acabara a sua carreira e o colocava numa cadeira de rodas para o resto dos seus dias. O escolhido para o seu lugar fora o britânico Tiff Needell.

Entretanto, na decadente Shadow, Don Nicols vendia a sua equipa a Teddy Yip, o dono da Theodore, mas isso não iria impedir de os seus pilotos sairem do fundo do pelotão. E na McLaren, depois de o "one-off" de Stephen South em Long Beach, o jovem francês Alain Prost estava de regresso à equipa.

Os treinos qualificativos era agora produzidos noutros moldes, não no sistema em si, mas sim nos compostos usados. A Goodyear e a Michelin, as duas companhias envolvidas, tinham acordado entre si que não iam usar mais os pneus de qualificação, e os pilotos iriam tentar qualificar com pneus de corrida. Mas isso não alterou muito as hipóteses dos pilotos de obter a "pole-position", dado que quem ficou com ela foi Alan Jones, no seu Williams. A seu lado estava o francês Didier Pironi, no seu Ligier - Cosworth. Na segunda linha ficavam Jacques Laffite, no segundo Ligier e Carlos Reutmann, no segundo Williams. Jean-Pierre Jabouille era o quinto, seguido pelo seu companheiro René Arnoux, enquanto que a quarta fila era constituida pelo Brabham de Nelson Piquet e pelo Lotus de Elio de Angelis. O Tyrrell de Jean-Pierre Jarier era nono, e a fechar o "top ten" estava o Alfa Romeo de Patrick Depailler.

Dos 27 inscritos, apenas 24 iriam larga para a corrida de Zolder. E como seria de esperar, os Shadow de Geoff Lees e David Kennedy não largaram, acompanhados pelo Osella de Eddie Cheever.

A corrida começa com Pironi a largar melhor do que Jones, enquanto que Jabouille tinha problemas com a embraeagem e era "engolido" pelo pelotão. Mais atrás, o Arrows de Jochen Mass despista-se e fica-se por ali. Atrás de Pironi e Jones, seguiam-se Laffite, Reutmann, Piquet e Arnoux. A ordem ficaria inalterada até á volta 33 quando o brasileiro se despistou e o francês da Renault herdou o lugar. Pouco depois, Laffite teve de ir às boxes para arranjar os travões e cedeu o lugar ao argentino.

Entretanto, na frente, Pironi fazia uma corrida perfeita, mantendo Jones à distância, enquanto que mais atrás, depois de Reutemann, havia uma batalha pelo quarto posto, com Arnoux a ser atacado por Jarier, mas conseguiu aguentar os ataques do seu compatriota da Tyrrell.

Quando a bandeira de xadrez foi mostrada, Didier Pironi tinha finalmente o seu dia de glória, dando à Ligier a sua primeira vitória do ano. Era o quarto vencedor em cinco provas naquela temporada de 1980, demonstrando o equilibrio que aquela temporada iria ter. Com os Williams de Jones e Reutemann no pódio, os restantes lugares pontuáveis iam para René Arnoux, Jean-Pierre Jarier e o Ferrari de Gilles Villeneuve, que conseguia assim o seu primeiro ponto de 1980, á frente do Fittipaldi-Cosworth de Keke Rosberg.

Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/1980_Belgian_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr333.html

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