![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKXsLCabPV-tUjbalLrEMFmhQNs5BmjnzCUnhpsQflSxP7gIGsij1I3OQ9lxanQ4vY5pgSkzaBKw9iN-IeTsrzjsbj7JHit_VH52Qs8OmHxMchwMTgYafF33NKaT8R04b-rIsIK_LCPcJp/s400/Belgica+80+2.jpg)
Passaram-se cinco semanas desde a corrida de Long Beach, e o pelotão da Formula 1 tinha marchado para Zolder para correr a sua primeira prova em paragens europeias, o GP da Belgica. No pelotão, importantes mudanças aconteciam, com a Ensign a procurar um substituto para o veterano suiço
Clay Regazzoni, que tinha tido o seu acidente que acabara a sua carreira e o colocava numa cadeira de rodas para o resto dos seus dias. O escolhido para o seu lugar fora o britânico
Tiff Needell.
Entretanto, na decadente Shadow,
Don Nicols vendia a sua equipa a
Teddy Yip, o dono da Theodore, mas isso não iria impedir de os seus pilotos sairem do fundo do pelotão. E na McLaren, depois de o "one-off" de
Stephen South em Long Beach, o jovem francês
Alain Prost estava de regresso à equipa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhiwttcrdOVyZ3ONIpKH_OQK0vRk_kgLotg0V9_jrqOLawNGkpWLACxnQDGka7VgJzy1FhS8_Q1F9WKHuufcJlm2WSiQQldo7EsaQ97eTxtGcvbtt-KNDrngYoXaFR6vMUWwxxMYTU0cFUz/s400/Belgica+80+5.jpg)
Os treinos qualificativos era agora produzidos noutros moldes, não no sistema em si, mas sim nos compostos usados. A Goodyear e a Michelin, as duas companhias envolvidas, tinham acordado entre si que não iam usar mais os pneus de qualificação, e os pilotos iriam tentar qualificar com pneus de corrida. Mas isso não alterou muito as hipóteses dos pilotos de obter a "pole-position", dado que quem ficou com ela foi
Alan Jones, no seu Williams. A seu lado estava o francês
Didier Pironi, no seu Ligier - Cosworth. Na segunda linha ficavam
Jacques Laffite, no segundo Ligier e
Carlos Reutmann, no segundo Williams.
Jean-Pierre Jabouille era o quinto, seguido pelo seu companheiro
René Arnoux, enquanto que a quarta fila era constituida pelo Brabham de
Nelson Piquet e pelo Lotus de
Elio de Angelis. O Tyrrell de
Jean-Pierre Jarier era nono, e a fechar o "top ten" estava o Alfa Romeo de
Patrick Depailler.
Dos 27 inscritos, apenas 24 iriam larga para a corrida de Zolder. E como seria de esperar, os Shadow de
Geoff Lees e
David Kennedy não largaram, acompanhados pelo Osella de
Eddie Cheever.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjymufNj_Cm5q-4iarO2kDmdl_fmuBV_p16IrmJqjJvOYo5uNg7kKaEGjcGtItzhIuMcngTMjl8J6Oe4YSRx2Ez9wvJLZ-ODFPJ1wJfSNq0xB47pZer0MuqwhNHu4RomuSRMbFwSmrYwY0v/s400/Belgica+80+7.jpg)
A corrida começa com Pironi a largar melhor do que Jones, enquanto que Jabouille tinha problemas com a embraeagem e era "engolido" pelo pelotão. Mais atrás, o Arrows de
Jochen Mass despista-se e fica-se por ali. Atrás de Pironi e Jones, seguiam-se Laffite, Reutmann, Piquet e Arnoux. A ordem ficaria inalterada até á volta 33 quando o brasileiro se despistou e o francês da Renault herdou o lugar. Pouco depois, Laffite teve de ir às boxes para arranjar os travões e cedeu o lugar ao argentino.
Entretanto, na frente, Pironi fazia uma corrida perfeita, mantendo Jones à distância, enquanto que mais atrás, depois de Reutemann, havia uma batalha pelo quarto posto, com Arnoux a ser atacado por Jarier, mas conseguiu aguentar os ataques do seu compatriota da Tyrrell.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRpg-N4D3iyBcnGZzLGiCmWAls2vVPQmck5feCNxGV3-4i5xduxlSnJFHe6JYGTWC5UIUWAiwROLuaTrEPXpXVfr99EDlD3dmVE4708WU20dpOG6d7XjtMe_-0n3JgyhUfBYuouCvBvdYR/s400/Belgica+80+4.jpg)
Quando a bandeira de xadrez foi mostrada, Didier Pironi tinha finalmente o seu dia de glória, dando à Ligier a sua primeira vitória do ano. Era o quarto vencedor em cinco provas naquela temporada de 1980, demonstrando o equilibrio que aquela temporada iria ter. Com os Williams de Jones e Reutemann no pódio, os restantes lugares pontuáveis iam para René Arnoux, Jean-Pierre Jarier e o Ferrari de
Gilles Villeneuve, que conseguia assim o seu primeiro ponto de 1980, á frente do Fittipaldi-Cosworth de
Keke Rosberg.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1980_Belgian_Grand_Prixhttp://www.grandprix.com/gpe/rr333.html
Sem comentários:
Enviar um comentário