terça-feira, 2 de julho de 2024

Meteo: Silverstone será... britânico


O tempo no fim de semana do GP britânico está previsto que seja... bem, britânico. Ou seja, um dia teremos chuva, noutro, céu azul. Segundo as previsões meteorológicas nesta terça-feira, na sexta-feira poderão acontecer aguaceiros, com vento fraco e 18ºC de temperatura, ou seja, os treinos livres serão sujeitos a precipitação - mais de 60 por cento à hora dessas sessões, com tendência para aumentar - mas no sábado, as nuvens irão embora e o asfalto estará seco para a qualificação.

Para domingo, tudo indica que o tempo estará mais instável. Prevêem-se aguaceiros dispersos, e as possibilidades de chuva aumentarão ao longo do dia, mas será sempre na ordem dos 30 por cento, com a temperatura a se situar nos 18ºC. 

Assim sendo, apesar da agitação tipicamente britânica, pode ser que o fim de semana seja a seco, pelo menos nas partes importantes como a qualificação e a corrida.  

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Youtube Car Show Video: Top Gear Australia, episódio 2

Descobri neste final de semana que no outro lado do mundo, o Top Gear ressuscitou. 

Então, expliquemos: enquanto a BBC suspendia indefinidamente a versão original, por causa de um incidente com Freddie Flintoff, um dos apresentadores, em 2022, recentemente, na Austrália, depois de 12 anos de ausência, o Top Gear apareceu em maio com um novo trio de apresentadores, Blair Joscelyne, um dos apresentadores do canal do Youtube Mighty Car Mods - já vi alguns episódios e é fixe -  Beau Ryan, uma antiga estrela do rugby e apresentador do The Amazing Race Australia, e Jonathan LaPaglia, apresentador do Australian Survivor.

Até agora não se sabe muito bem como serão recebidos estes episódios, mas apareceu o segundo, onde os três cangurus foram à Colômbia para buscar café (é isso mesmo, não sejam maldosos) com carros locais: um jipe, um Dodge Dart e um Renault 4.

Parece ser engraçado. Um dos carros pega fogo e tudo!

Irei ver se consigo apanhar algum episódio mais antigo. Até lá, fiquem com este. 

domingo, 30 de junho de 2024

Formula E: Félix da Costa ganhou... outra vez em Portland!


O português António Félix da Costa sai de Portland com um fim de semana de sonho, triunfando esta noite em Portland pela segunda vez seguida, terceira seguida no campeonato, e com quatro vitórias nesta temporada, acabando por ser o mais vitorioso do pelotão de 2024. 

Com Jean-Eric Vergne na pole para esta segunda corrida, tendo a seu lado o Porsche de António Félix da Costa, na partida, o piloto português passou para a frente, para na segunda volta, Jake Hughes, da McLaren, ficou com a liderança. Na terceira volta, as primeiras passagens pelo Modo de Ataque, com gente como Jake Hughes, Nyck de Vries, Edoardo Mortara e António Félix da Costa. Na volta seguinte, mais alguns pilotos também foram ao Modo de Ataque, como Jean-Eric Vergne. 

Com isto, Buemi era o líder, e na volta 6, Pascal Wehrlein tinha danos na sua asa dianteira depois de um toque com Edoardo Mortara, e logo a seguir, Sam Bird acabava na relva, com problemas no seu carro. Wehrlein continuava, sem a asa da frente, mas estava fora dos pontos. 

Vergne ia ao Modo de Ataque pela segunda ocasião, caindo para segundo, com Buemi na liderança... ao mesmo tempo que era penalizado com um "drive through" por causa de uma infração técnica. Nesta altura, o francês da DS Penske era o líder da corrida, seguido por Nico Muller e António Félix da Costa.

Na volta 12, Jake Hughes sofria toque e tinha apenas metade da asa dianteira, e as coisas até não o afetavam, mas na 13ª volta, saiu de pista e perdeu tempo. Com isso, quatro carros iam para as boxes, para... trocar as asas dianteiras!  

Na frente, Frijns era o líder, na frente dos Porsche. Mortara despistava-se na volta 16, depois de um toque com Félix da Costa, com o piloto suíço com um furo, e a ir para as boxes. Com isso, Vergne era o comandante, seguido por Félix da Costa e Werhrlein. De repente, a organização decide colocar o Safety Car na pista para recolher os destroços que estão na pista. 

A corrida recomeçou na volta 21, com Félix da Costa na frente de Frijns, e Wehrlein em terceiro. Evans chegou a segundo, com a energia extra por ter ido ao Attack Mode, e no final da 24ª volta, descobriu-se que a corrida teria uma passagem extra pela meta. O português ficava com o comando da corrida, mas o ritmo era intenso, com a energia a desaparecer com o passar das voltas. 

Na parte final, Félix da Costa manteve o sangue-frio, apesar dos ataques de Robin Frijns, e acabou no lugar mais alto do pódio pela quarta ocasião nesta temporada, terceira consecutiva. Ewans foi o terceiro, Wehrlein acabou em quarto, também beneficiando de Nick Cassidy ter ficado fora dos pontos nesta corrida.

Na classificação, o neozelandês da Jaguar continua a liderar, com 167 pontos, contra os 155 de Mitch Evans e Pascal Wehrlein. Félix da Costa subiu para quarto, tendo agora 134 pontos.

A Formula E agora irá para Londres, onde correrá dentro de três semanas, nos dias 20 e 21 de julho.

Formula 1 2024 - Ronda 11, Red Bull Ring (Corrida)


Quando o pelotão chegou à Áustria para o seu Grande Prémio, no Red Bull Ring, e depois de termos assistido à qualificação, onde Max conseguiu a pole-position de forma mais ou menos fácil, parecia que, estando a correr "em casa", as coisas seriam relativamente fáceis para Max e iria ter a sua terceira vitória consecutiva. Contudo, os McLaren mostraram ao longo do fim de semana que podem andar a par de Max, pelo menos nas voltas iniciais.  

E essa era a grande incógnita deste domingo: até que ponto Max teria oposição? Ainda por cima, horas antes, soube-se que as equipas iriam fazer duas paragens nessa corrida, ou sejam quem conseguisse conservar melhor os pneus, teriam uma boa chance de conseguir um melhor resultado. Em suma, poderia ser uma corrida mais interessante que se pensaria de inicio.  


A corrida começa com Max na frente e a ir embora de Norris, que atrás dele tinha o pelotão a lutar por posições. Leclerc e Piastri tocaram-se e o monegasco acabou por ir às boxes para trocar a sua asa dianteira. Assentada a poeira das primeiras voltas, Russell era terceiro, depois de passar Hamilton ma luta entre os Mercedes. 

As primeiras voltas via-se Max a tentar afastar-se da concorrência, mas a distância não era grande, graças a Norris, que tinha como objetivo de ele não escapasse. Estava a ter algum sucesso, mas sem ameaças à liderança, mas a mostrar qus os McLaren eram carros a ter em conta.   

Por alturas da 21ª volta, os pilotos foram às boxes para trocar de pneus, enquanto Max já tinha 5,7 segundos sobre Norris, e quase todos colocaram pneus duros, para tentarem ir o mais longe possível. Três voltas depois, ambos foram às boxes, um atrás dos outros, sem grandes problemas entre eles. Piastri estava na frente, numa altura em que Hamilton era penalizado em cinco segundos por ter pisado a linha das boxes onde não devia. 

Com esta passagem pelas boxes, a corrida tornou-se... não numa procissão, mas os carros andam juntos, sem grandes chances de apanharem os carros que estavam na sua frente. Pelo meio da corrida, Pérez apanhou a sua penalização de cinco segundos por ter andando em excesso de velocidade dentro das boxes. Pelo meio da corrida, Max tinha um avanço de quase oito segundos para Norris. 

A partir da volta 40, alguns carros pararam nas boxes uma segunda ocasião, para poder ter um jogo de pneus que os leve até ao final da corrida. Hulkenberg e Alonso foram dos primeiros, mas boa parte deles trocaram entre as voltas 45 e 52, com Russell a ir na volta 47, colocando duros, Sainz Jr na volta seguinte, numa altura em que Piastri e Hamilton lutavam pela terceira posição, com o australiano a levar a melhor. 

Max meteu duros na volta 51, ao mesmo tempo que Norris, mas a paragem nas boxes do piloto neerlandês não foi boa. Ele meteu médios e manteve a liderança, mas agora tinha cerca de 1,6 segundos de vantagem sobre Norris. Hamilton parou na volta seguinte. 


Ali, o britânico da McLaren começou a esforçar-se e apanhar o piloto ds Red Bull, marcando volta mais rápida atrás de volta mais rápida. E na volta 55, começaram as tentativas de ultrapassagem. Max tentou afastar-se, conseguindo uma vantagem de 1,2 segundos na volta 56, a 15 do fim. Mas Lando aproximou-se e na volta 59, ele tentou ultrapassá-lo, mas acabou por sair da pista, devolvendo o lugar ao neerlandês. A partir daqui, os pilotos andaram perto um do outro, mas na volta 64... golpe de teatro! Ambos os pilotos tocaram-se e acabaram com furos em ambos os carros. Conseguiram chegar às boxes, de forma lenta, mas os estragos estavam feitos: Max era quinto, Norris abandonava. 

Com um Virtual Safety Car a ser mostrado, as voltas finais eram interessantes. Russell era o primeiro, na frente de Piastri e Sainz Jr, com Max em quinto... e 10 segundos de penalização, por ter causado a colisão com Norris. Russell via que a diferença para o australiano era de 2,4 segundos, e o britânico só tinha que levar o carro até ao fim para acabar a corrida no primeiro lugar. E foi o que aconteceu, dando a Russell a sua primeira vitória em ano e meio ao serviço da Mercedes. 


E assim foi uma as corridas mais inesperadas da temporada.   

WRC 2024 - Rali da Polónia (Final)


Kalle Rovanpera triunfou no rali da Polónia, com um avanço de 28,3 segundos sobre o seu companheiro, Elfyn Evans, noutro Toyota, e 42,7 sobre o Ford de Adrien Formaux, que ficou com o lugar mais baixo do pódio. Nada mau para um piloto que não tinha nenhum plano para correr este rali e por causa do acidente de Sebastien Ogier, no inicio da semana, ele acabou por o substituir.

Thierry Neuville acabou no quarto lugar, a 1.10,8, e com isso manteve a liderança no campeonato.

"Uma semana incrível, não tão normal. Temos trabalhado muito, estamos cansados ​​agora. O melhor é que viemos aqui e não foi má ideia vir. Ajudámos muito a equipa e levámos muito bons pontos para o campeonato.", disse Rovanpera, no final do rali.

Com quatro especiais neste domingo, uma delas a Power Stage, em Mikolajki, e com 9,4 segundos de diferença entre Rovanpera e Mikkelsen, o dia começou com Tanak ao ataque, ganhando na primeira passagem por Gmina Mragowo, ganhando 1,2 segundos sobre Rovanpera e 2,5 sobre Evans. Mikkelsen perdia 54,7 segundos e caía para quarto devido a um furo, ficando de fora da luta pela vitoria. Tanak continuou ao ataque na primeira passagem por Mikolajki, ganhando 0,7 segundos sobe Adrien Formaux e 0,9 sobe Thierry Neuwille, enquanto Kalle Rovanpera perdeu 2,1 segundos, tava em modo mais relaxado, agora que tinha a vitória em vista. 

Mikkelsen perdia mais 20,8 segundos, e caía para quinto. No final da especial, ele mesmo afirmava o porquê:

"Apenas a conduzir devagar. Da maneira como está, agora o nosso objetivo é o de levar o carro até ao fim. Com o que aconteceu na última etapa, é como é. Há muitos bancos e nós atingimo-los, às vezes podemos ter azar. Ontem, Evans teve azar e nós só temos de seguir em frente."

Na segunda passagem por Gmina Mragowo, Rovanpera foi o melhor, 0,6 segundos na frente de Tanak e 1,8 sobre Formaux. Mikkelsen perdia mais 38 segundos e caía para sexto na geral, a uma especial da Power Stage.

Ali, o melhor foi Neuville, 1,6 segundos melhor que Tanak, 3,4 de Rovanpera, 5,5 de Formaux e 6,4 sobre Takamoto. O belga, que manteve o comando do campeonato, resumiu bem o que foi este rali.

Foi um bom fim de semana para nós, mas sabíamos antes de vir para aqui que seria difícil. Continuamos a lutar mesmo com os problemas que tivemos. Conseguimos os pontos que pudemos, gerimos relativamente bem, agradeço à equipa por me ter dado um excelente carro."

Depois dos três primeiros, Neuville foi o quarto, a 1.10,8, na frente de Martins Sesks, a 1.47,0. Andreas Mikkelsen foi o sexto, a 2.16,6, não muito longe de Gregoire Munster, a 2.18,0. Katsuta Takamoto foi o oitavo, a 2.26,7, e a fechar o "top ten" ficaram o Toyota GR Yaris Rally2 de Sami Pajari, a 7.50,7, e o Skoda Fabia RS Rally2 de Oliver Solberg, a 8.12,7.

O WRC continua dentro de três semanas, entre os dias 18 e 21 de julho, com o Rali da Letónia.