Com pouco mais de um mês desde a corrida inaugural, em Silverstone, o campeonato inaugural do Mundial de Formula 1 já estava quase a chegar ao fim, pois máquinas e pilotos encaravam agora a quinta das sete rondas previstas, com a realização do GP da Belgica, no circuito de Spa-Francochamps.
Realizada apenas cinco anos e meio depois da Batalha das Ardenas, a última grande ofensiva alemã da II Guerra Mundial, a Alfa Romeo alinhava aqui com três carros, para Nino Farina, Luigi Fagioli e o argentino Juan Manuel Fangio. Na Ferrari estavam apenas dois carros em Spa, para Alberto Ascari e Luigi Villoresi, embora tenham vindo à Belgica para experimentar um novo motor V12. A Maserati só tinha um carro inscrito, o do piloto suíço Toni Branca.
No lado francês, estavam unicamente bólides da Talbot-Lago. Três oficiais, para Yves-Gerard Cabantous, Philippe Etaincelin e Louis Rosier, e mais quatro privados, para Pierre Levegh, o belga Johnny Claes, Eugéne Chaboud e Raymond Sommer. Para terminar, existia um Alta L4 britânico, inscrito por Geoff Crossley.
Nos treinos, os Alfa Romeo dominaram, com Farina a ser melhor que Fangio, mas por pouco. Ambos deram quatro segundos ao terceiro carro da marca de Varese, tripulado por Fagioli. Na segunda fila estavam o Ferrari de Villoresi e o Talbot-Lago de Sommer, enquanto que na terceira fila estavam o segundo Talbot de Etaincelin, o Ferrari de Ascari e o terceiro Talbot de Louis Rosier. E a fechar o "top ten" estavam os Talbot de Cabantous e Levegh.
A corrida começou com Ascari a partir melhor do que os Alfas de Fangio, Farina e Fagioli, que já se distanciavam, pouco a pouco, do resto da concorrência. Contudo, esta liderança foi sol de pouca dura, já que Ascari teve cedo de se reabastecer, caindo na classificação geral.
A meio da corrida, porém, Farina começa a sofrer problemas de transmissão e atrasa-se, sendo ultrapassado por Fagioli e pelo Talbot de Rosier. Fangio manteve a liderança até à volta 35, altura em que viu a bandeira de xadrez, a 14 segundos de Fagioli. O francês Rosier fechava o pódio para a Talbot, enquanto que o Alfa Romeo de Nino Farina e o Ferrari de Alberto Ascari ficavam com os restantes lugares pontuáveis.
http://www.grandprix.com/gpe/rr005.html
http://en.wikipedia.org/wiki/1950_Belgian_Grand_Prix
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