Mais do que falar sobre a Red Bull e as polémicas entre os seus pilotos, que "explodiram" neste fim de semana que passou, ou então da polémica troca de Bruno Senna por Sakon Yamamoto na Hispania em pleno fim de semana britânico, para não sair da área e refereir a justiça ou não na vitória espanhola no Mundial de 2010 e as previsões cem por cento acertadas do polvo Paul, interessante seia falar sobre outro assunto que andou a ser referido durante esta semana e que teve desenvolvimentos interessantes no dia de hoje: a permanência de Kimi Raikonnen no WRC em 2011.
Sempre disse que o piloto finlandês tinha saído da Formula 1 no final de 2009 com os bolsos todos cheios de dinheiro, mas sem motivação para continuar na categoria máxima do automobilismo, após nove temporadas ao mais alto nivel na McLaren e Ferrari. Sendo o piloto mais bem pago na Formula 1, ainda iria receber muito dinheiro mesmo que ficasse apeado em 2010, pois havia um rumor, nunca desmentido, que ele iria receber 17 milhões de euros em 2010 caso não corresse. Grande subsidio de desemprego, hein?
Pois bem, é sabido que Kimi não está desempregado. Tem um contrato com a Red Bull e anda a conduzir um Citroen C4 WRC, com resultados aceitáveis, motivado e com muita vontade em continuar. Contudo, o antigo mundo ainda o deseja, masmo que ele não ligue nenhuma a ele. Esta semana surguram fortes rumores de que Mercedes e Renault estão com vontade de o ter já em 2011, já que precisam de alguém com nome para os seus carros, no caso francês, e um substituto de jeito para o velhote Michael Schumacher, no caso alemão.
Honestamente, não acredito nisso. Basta "ler" a cara de Kimi e ver que não está no WRC para tirar férias da competição, esperando por uma aberta vinda da Red Bull, por exemplo. Kimi Raikonnen é um profissional capaz e determinado a ser tão bem sucedido no Mundial de Ralis, tal como são Sebastien Löeb, Mikko Hirvonen e Petter Solberg. A cada rali que passa demonstra que é menos um amador de luxo e que não quer saber da Formula 1 para nada, ou então se quer, delega ao seu empresário Steve Robertson para tratar das coisas. E hoje demonstrou que não está para aí virado, quando o Autosport britânico afirmou que Kimi decidiu ficar no WRC por mais uma época.
Esta noticia deu-me razão em parte às minhas teorias. Kimi gosta do WRC e vai continuar, mas não apaga os rumores de um regresso à categoria máxima do automobilismo, via Red Bull, já que em 2012 haverá uma mudança no "lineup". Provavelmente Kimi já terá tomado uma decisão, que até pode passar pelo regresso. Mas pelo que vejo, leio e sinto, não creio que algum dia volte a um "cockpit" de um Formula 1. Pode acontecer, mas estou céptico.
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