Após a passagem da Formula 1 pela Holanda, e apesar da inesperada vitória de James Hunt, toda a gente sabia que esta era a temporada da Ferrari e de Niki Lauda. E quando máquinas e pilotos chegaram a Paul Ricard, sede do GP de França, todos esperavam que o piloto austriaco vencesse a corrida. Todos, menos ele: estava constipado e temia não estar na melhor das suas formas.
No pelotão, a Parnelli estava de volta, com Mario Andretti ao leme, enquanto que na Williams, o sul africano Ian Scheckter, irmão de Jody, era substituido pelo local Francois Migault. Na Tyrrell, foi inscrito um terceiro carro, pago pela Elf, para colocar um dos seus protegidos, um veterano de 33 anos chamado Jean-Pierre Jabouille.
Nos treinos, mesmo constipado, o melhor foi Lauda, seguido pelo Tyrrell de Jody Scheckter. Na segunda linha estavam o Hesketh de Hunt e o Shadow-Cosworth de Jean-Pierre Jarier. Atrás dele, na terceira fila, estavam o Brabham de José Carlos Pace e o segundo Shadow de Tom Pryce. O alemão Jochen Mass cometia a proeza de bater Emerson Fittipaldi ao conseguir o sétimo melhor tempo, com o March de Vittorio Brambilla no oitavo posto. A fechar o "top ten" estavam o segundo Ferrari de Clay Regazzoni e o segundo McLaren de Fittipaldi.
Antes da corrida, o Williams de Francois Migault teve problemas de motor e acabou por não alinhar.
No momento da partida, Lauda manteve a liderança, seguido por Scheckter, Hunt e Mass. Ao mesmo tempo, o Shadow de Pryce sobria com a embraiagem e desistia no inicio da segunda volta. Regazzoni tinha pulado de nono para sexto, e no final da primeira volta estava ao ataque, chegando ao segundo lugar no final da quinta volta. Contudo, isso foi de curta duração, pois o seu motor explodiu na sexta volta, obrigando a desistir. Scheckter recuperou o segundo posto e aguentou os ataques de Hunt, Fittipaldi e Mass. Contudo, aos poucos, o piloto sul africano tinha problemas de direcção e foi obrigado a deixar passar os seus mais directos adversários. Primeiro Hunt, depois Mass e Fittipaldi. Iria lutar contra isso até ao final da corrida, acabando no nono posto.
Por volta do meio da corrida, as posições estavam mais ou menos estabilizadas. Os três primeiros lutavam entre si pela liderança, mas não havia sérios ataques uns aos outros, pois as suas performances eram identicas. Atrás, Fittipaldi era acossado por Jarier, mas este atrasou-se quando começou a ter problemas com o limitador do seu motor, caindo para trás. Assim, quem ficou com o lugar foi o Parnelli de Mario Andretti, que conseguiu furar entre o pelotão para chegar aos lugares pontuáveis.
Na última volta, parecia que Lauda iria vencer, mas ainda apanhou um susto na última curva, perdendo um pouco o controlo do seu carro, mas conseguiu recuperá-lo a tempo e de ter Hunt bem atrás de si. Jochen Mass completou o pódio, com Emerson Fittipaldi, Mario Andretti e o Tyrrell de Patrick Depailler no último lugar pontuável.
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