![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijjq3WEK1UIahmWqVwReFQdEkcB8Xbu91XID8zdut3TD7cFYav_O6ASPZibwhpyymKWIN-UQXiJmvGg5Xj7zsncfJ_7MMA3SXA9S3tlysXqQWpQe_cIgTH0917vJ50JuU2Q_VLiZ4kxME/s280/Espanha+90+6.jpg)
Este piloto deveria ter morrido. Não conheço os autores das fotografias que tiraram estes instantâneos impressionantes daquela sexta-feira, 28 de Setembro de 1990, mas pelos instantâneos, estaríamos a ver um piloto a sofrer o seu acidente fatal. Mas não.
O irlandês Martin Donnely era um promissor piloto norte-irlandês, da mesma senda de John Watson, por exemplo. Ganhou corridas na Formula 3 e Formula 3000, e tinha se estreado na Arrows em 1989, a substituir Derek Warwick. Em 1990, acompanhou o mesmo Warwick para a Lotus, que passava por uma tentativa de se reerguer com o motor Lamborghini e o modelo 102. Contudo, o V12 italiano era demasiado pesado e demasiado consumidor para conseguir qualquer resultado de relevo, e não conseguiu mais do que três pontos nesse ano. Para piorar as coisas, eles iriam perder o patrocicio da RJ Reynolds, que detinha a marca Camel. E aparentemente, não havia substituto à vista...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXLcTkaCy0gCaCy0DhuGGhsu5_sUBYsN8buEN1Yrkia6niM8vi6RgAEk-TI-4EoVt1sUfuyRfRCseBG7QXKUthLQ8CmCulHG0H_b0p7sg3I_gL0_M04VkT5pi1-rlXHywze0bT7f2GYak/s280/Espanha+90+8.jpg)
Donnelly tinha feito uma temporada dita normal. Não se tinha visto nada deslumbrante, nem era um piloto do fundo do pelotão. Lutava para ser competitivo e andar nos pontos. Tinham um andamento semelhante ao de Warwick, mas nesse ano, os carros não eram os melhores. O seu melhor resultado tinha sido um sétimo lugar na Hungria.
Naquele dia 28 de Setembro, depois da pré-qualificação, a primeira sessão de treinos decorria sem qualquer incidente até aos 40 minutos, quando na Curva Ferrari, a mais veloz da pista, Donelly perdeu o controlo do seu Lotus, indo contra os rails de protecção, a um ângulo de 40 graus, a 230 km/hora. O impacto foi brutal e o carro desfez-se à frente, e o pobre norte-irlandês acabou projectado para a pista, ainda com os cintos colocados, inconsciente. Tinha fraturado ambas as pernas, queixo e coluna, traumatismo craniano e um pulmão perfurado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaTjHKxJGxgLHEdnIc3GkITJHkPPTOXE6W_lYbUAE4R6v-eUvUtNLSZffcnE6YLNzRO_R6iMIXoHfmVQLM-eBxCtYmN89Yl0sYIbKR9fEh2DBhCWE8S290Z6OTBPiEZPSy5_4EkEWOXwA/s280/Espanha+90+9.jpg)
O silêncio que se fez sentir nos momentos foi mortal, como se todos tivessem prendido a respiração para saber de novidades. Quando o Dr. Syd Watkins chegou, constatou o milagre: ele estava vivo. Tinha-se agarrado a ela, e não a largou. Sobreviveu para contar a história, apesar de nunca mais ter voltado a correr na Formula 1.
No automobilismo, às vezes existem milagres. E um deles aconteceu há vinte anos.
oh god... is very scare for me
ResponderEliminarwatch hellcats online