Foi um fim de semana confuso e atribulado no WTCC em Oscherschleben, na Alemanha. Alain Menu e Andy Prilaux foram os vencedores, mas as duas corridas do dia foram marcados pela enorme quantidade de penalizações, que passaram desde a desclassificação de Robert Huff quando andava na frente da corrida até às várias penalizações de 30 segundos cada sofridas pelos pilotos após a segunda corrida.
Na primeira, o poleman, Augusto Farfus, largou mal a foi surpreendido por Huff, que bloqueou o suficiente para que os dois Chevrolet passassem na primeira curva. Os comissários concluiram que tal manobra foi feita à margem da lei e decidiram primeiro aplicar um "drive-through". contudo, como ele não cumpriu a penalização ao fim de três voltas, decidiram aplicar uma bandeira preta, desclassificando o britânico. Assim, Farfus ficou com o segundo posto, que terminou a corrida, enquanto que Yvan Muller, no outro Chevrolet Cruze, completou o pódio, à frente de Tom Coronel, Tiago Monteiro e Andy Prilaux.
Na segunda corrida, a confusão foi enorme, com a BMW a fazer dobradinha. Andy Prilaux e Augusto Farfus foram os dois primeiros classificados, à frente de Yvan Muller e do Seat Leon do dinamarquês Michael Nyaeker, o primeiro dos Independentes. Com Prilaux sempre a liderar desde o inicio, a grande luta foi pelo segundo posto, entre o Seat dos Independentes Norbert Michelisz, da Hungria, e Michael Nyaeker, e o Seat de Tiago Monteiro. Na terceira volta, Monteiro passa Nyaeker de forma que os comissários decidiram ser à margem das leis e penalizaram-no com um "drive-through". Contudo, antes de ir às boxes cumprir a penalização, ainda bateu no carro de Michelisz, que foi à gravilha.
No final, Prilaux e Farfus ficaram com os dois primeiros lugares, com Muller a conseguir mais um pódio e a afastar-se de Gabriele Tarquini, o seu perseguidor na luta pelo título. Contudo, após a corrida, os comissários decidiram penalizar onze (!) pilotos em trinta segundos por ultrapassarem a velocidade permitida durante a partida lançada na primeira corrida, que era de 90 km/hora. No final, pouco mudou na classificação, fazendo apenas com que Tom Coronel caisse de quarto para sexto, beneficiando Tiago Monteiro e Andy Prilaux.
Na classificação geral, Yvan Muller é o primeiro, com 229 pontos, seguido por Andy Prilaux, com 218, e Gabriele Tarquini, com 196. Tiago Monteiro caiu para sétimo, com 125 pontos. O WTCC volta à carga no dia 19 de setembro no circuito Ricardo Tormo, em Valencia.
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