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É sabido que algumas construtoras estão de olho em categorias como os ralis ou a Le Mans Series. A Toyota vai começar a postar forte na Endurance a partir de 2011, pois é uma categoria que está a abraçar com mais convicção as tecnologias hibridas e tem maior abertura para o experimentalismo. Se quiserem ver um carro totalmente elétrico em competição, as 24 Horas de Le Mans serão provavelmente o primeiro sitio onde irão ver uma máquina desse tipo.
Nos últimos tempos tenho falado por aqui sobre os planos de algumas marcas para o Mundial de Ralis. A Mini vai se estrear em 2011 no WRC, graças à Prodrive, e a Volkswagen pensa sériamente nessa ideia, que a concretizar, seria em 2013 e com o modelo Scirocco. Mas o Grupo Volkswagen é enorme, e eles podem estar a planear algo grande no seu grupo: concorrer em todas as categorias, cada uma com a sua marca.
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O novo presidente da marca de Estugarda, Mathias Mueller, disse em Paris que consideravam sériamente uma de duas coisas, e ambos seriam regressos: o Rally Dakar, no lugar da Volkswagen, ou... a Formula 1. Ou até as duas coisas! Como em 2013 irá em principio entrar em vigor um novo regulamento que permitirá o regresso dos motores turbocomprimidos, a Porsche poderia encarar esse regresso, como simples fornecedora de motores, ou com equipa própria.
Wolfgang Durheimer, diretor de desenvolvimento da Porsche, comentou o assunto na revista Auto Motor und Sport: "Se a Porsche quisesse ir para a Fórmula 1, teria de ser com a sua própria equipa, porque temos de ter controlo sobre todas as questões relacionadas com a competição, incluindo o carro e a sua tecnologia. A Porsche é uma empresa bastante rentável, poderíamos suportar esse custo", afirmou.
Como é óbvio, são planos e aspirações que tem de ser sujeitos a aprovação dos Conselhos de Administração. Não surpreende este tipo de declarações, porque - sim, é verdade - a Porsche é uma das empresas mais rentáveis do mundo. Teve até a capacidade de comprar o Grupo Volkswagen em 2007, um plano que teve más consequências, pois foi um passo bem maior do que a perna e esteve à beira da falência, tendo sido salva... pela Volkswagen, que a absorveu na empresa. Em suma, não foi mais do que uma troca de acções, pois tudo ficou em casa.
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E quanto ao Dakar, esteve presente nos anos 80, através do modelo 959, que inicialmente desenvolvido para correr no Grupo B, foi para o todo-o-Terreno, a conselho de Jacky Ickx. Em 1986, após essa passagem efémera pelo mundo dos ralis, venceu a edição desse ano através do francês René Metge. Claro que, se decidirem regressar ao Dakar, tem a vida facilitada: o modelo Cayenne partilha a mesma base do que o Volkswagen Touareg.
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