E pronto: Sebastien Löeb é campeão do mundo pela sétima vez consecutiva. E este sétimo título coincide com a sua 60ª vitória da sua carreira no WRC, no cenário ideal: a sua Alsácia natal. Aos 36 anos, Löeb é cada vez mais um nome incontornável da história dos ralis e do automobilismo em geral. "É verdadeiramente especial vencer aqui e assegurar o sétimo título em Haguenau. Vencer aqui era o melhor que me podia acontecer este ano" disse, no final do rali.
No pódio, Löeb foi acompanhado pelo espanhol Dani Sordo, que amplia o seu recorde de pódios sem vencer uma corrida do WRC, para , enquanto que o norueguês Petter Solberg completa o pódio da marca do "double chevron". E os três conseguiram bater em toda a linha os Ford Focus WRC de Jari-Matti Latvala, o quarto, e de Mikko Hirvonen, que acabou o rali num demasiado discreto quinto posto.
Sebastien Ogier, mesmo regressando á estrada no modo Super Rally, fez o suficiente para acabar no sexto lugar da classificação, à frente de Frederico Villagra, Matthew Wilson, Henning Solberg e o sueco Patrik Sandell. Quanto a Kimi Raikonnen e Ken Block, os nomes mais mediáticos do WRC em 2010, o americano das "gynkhanas" acabou na 12ª posição, dada a sua inexperiência no asfalto, enquanto que Kimi Raikonnen decidiu não arrancar para a estrada no formato Super Rally, pois estava demasiado baixo na classificação geral. "Penso eu não íamos aprender muito nestas condições, pelo que preferimos poupar o carro. Havia sítios onde mal se via a estrada com tanta lama. ", referiu Raikkonen, que perferiu poupar o carro para o Rali da Catalunha, daqui a três semanas.
Na categoria de Produção, o português Armindo Araujo venceu de novo, e está cada vez mais lançado para o bicampeonato. A sua vitória foi sem problemas e agora está com uma vantagem de 18 pontos sobre o sueco Patrik Flodin, que decidiu não participar na prova francesa. Ambos decidiram reservar-se para o Rali de Gales, a última prova do campeonato, onde o piloto português partirá com ampla vantagem. O segundo classificado, o estónio Ott Tanak, ficou a quase dois minutos e meio de Araujo, enquanto que o veterano japonês Toshi Arai completou o pódio.
O próximo rali será o da Catalunha, entre os dias 22 e 24 de Outubro.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...