No ambiente chuvoso de Okayama, a BMW e a Chevrolet tiveram um grande dia, com vitórias em ambas as corridas, mas em termos de campeonato, a vitória poderá estar a caminho de Yvan Muller, pois os seus rivais, Gabriele Tarquini e Andy Prilaux, tiveram jornadas para esquecer, bem como Tiago Monteiro, que não terminou ambas as corridas do fim de semana japonês.
Na hora da primeira corrida, a chuva era de tal modo forte que os carros partiram atrás do Safety Car, ficando assim nas primeiras três voltas. Depois, Robert Huff conseguiu superar os BMW de Andy Prilaux e Augusto Farfus e rolar até à vitória. Yvan Muller conseguiu subir ao pódio no terceiro lugar e consolidar a sua liderança no campeonato do mundo, pois ficou logo atrás do piloto da ilha de Guernsey, fazendo reduzir a diferença entre os dois apenas para 22 pontos. Já Gabriele Tarquni, outro dos candidatos ao título, apenas foi sétimo. Quanto a Tiago Monteiro, a sua corrida acabou na segunda volta, vitima de uma colisão com Franz Englester.
Poucas horas depois, e debaixo de chuva constante, ocorreu a segunda corrida. Com o Safety Car a entrar por duas vezes por causa de carros parados na pista em posições perigosas. Na primeira situação, isso fez "desaparecer" a vantagem conseguida pelo Seat do dinamarquês Michael Nyaeker, e depois não aguentou a pressão de Gabriele Tarquini, e depois dos BMW's de Augusto Farfus e Colin Turkington. Pouco depois, Tarquini despistou-se e hipotecou as suas chances de revalidação do título, dando a vitória ao piloto brasileiro. A primeira do ano para ele. Turkington foi segundo e Muller o terceiro, conseguindo aumentar a vantagem sobre os seus adversários, pois Andy Prilaux também abandonou. Agora, o piloto francês lidera com 37 pontos de vantagem sobre o homem do BMW, antes da decisão em Macau, daqui a quinze dias. Basta agora a Muller um pódio em qualquer das corridas, mesmo que o seu principal adversário vença as duas corridas.
Quanto a Tiago Monteiro, como foi já explicado, foi um péssimo fim de semana para ele e para os Seat no país do Sol Nascente: "Foi um fim de semana péssimo para todos os Seat. Todos tivemos problemas, azares, complicações e nada correu bem. Na qualificação cometi um erro que me afastou dos primeiros lugares, depois o Warm Up até foi o melhor de tudo, já que fui o melhor Seat e fiz o segundo tempo. Mas logo na primeira corrida entrei em aquaplaning e bati num outro carro que estava também em aquaplaning. Entre as corridas demoraram muito a trazer o carro de volta para a box e sobrou pouco tempo para o reparar, apesar de os mecânicos terem feito um excelente trabalho. Arranquei da linha de boxes em último mas os danos obrigaram-me a parar. Há fins de semana assim. O Gabrielle (Tarquini) bateu nas duas corridas, o Tom (Coronel) e o Michel (Nykjaer) também não tiveram sorte. Quando é assim não há nada a fazer," afirmou.
O campeonato WTCC de 2010 acabará a 21 de Novembro no Circuito da Guia, em Macau.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...