O Rali de Monte Carlo está a ficar cada vez mais emotivo. Se no inicio do dia se esperava que Juho Hanninen conseguisse ampliar a sua vantagem, o que conseguiu, a entrada em cena da neve baralhou as contas dos pilotos e causou mossas na classificação geral. E a grande vitima foi o próprio Hanninen, que errou na escolha de pneus e caiu para o sexto lugar da classificação, liderado pelo francês Bryan Bouffer, com o veterano Francois Delecour logo atrás.
Se o primeiro dia foi mais um rali de asfalto do que aquilo que se espera de um "normal" rali de Monte Carlo, hoje, as coisas ficaram totalmente diferentes. Entre a sétima e a oitava classificativa do rali (St Jean en Royans - Font d'Urle e Cimetière de Vassieux - Col de Gaudissart, que no seu total perfaziam 47 quilómetros), a neve fez a sua aparição e os pilotos tiveram de se adaptar rapidamente às novas condições de pista. Só que os pilotos optaram pelas mais díspares escolhas de pneus, desde slicks a pneus com pregos, o que resultou, obviamente, em grandes mudanças na tabela da geral.
Por essa altura, o lider Juho Hanninen tinha uma vantagem de 51,5 segundos sobre o segundo, Petter Solberg, no seu Peugeot 207 S2000. No terceiro posto, estava o belga Freddy Loix, a um minuto e um segundo de Hanninen. Contudo, os dois nórdicos erraram na escolha de pneus e cairam imenso na classificação. Agora, Hanninen encontra-se a 2 minutos e 35 segundos da frente, enquanto Solberg está já a 3 minutos e 49 segundos, pelo que a tarefa de ambos de ora em diante será bastante complicada de forma a conseguirem um bom resultado.
Os grandes beneficiados foram os Peugeot: o francês Bryan Bouffer e o veteranissimo Francois Delecour (48 anos de idade!) conseguiram colocar pneus de neve entre os troços e "voaram", alcançando os dois primeiros lugares, aproveitando os delizes dos da frente. Freddy Loix também aproveitou as condições e manteve o terceiro posto, agora a um minuto e cinco segundos de Bouffer... apesar de ter tido um furo. Outro piloto afetado por furos foi o francês Stephane Sarrazin, que ficou apenas no quinto lugar, atrás do britânico Guy Wilks.
Uma nota de destaque é o 12º posto de um piloto veterano... mas de outras pistas. O italiano Alex Caffi, com 46 anos e piloto de Formula 1 entre 1988 e 1991 pela Dallara, está agora nessa posição, com o seu Fiat Punto Abarth, e nunca teve experiência em neve e gelo...
Uma coisa é certa: hoje muitos consideram que entrou o verdadeiro Monte Carlo em acção. E com a Skoda a "espalhar-se ao comprido", quem aproveita a situação são os pilotos locais e a Peugeot. Amanhã, o rali de Monte Carlo continua na estrada.
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