Neste Sábado sem grande história, para além dos testes da Formula 1 em Barcelona, vou sempre dar umas voltas pela blogosfera para ver o que há de jeito. Para além do Leandro Verde ter comemorado o primeiro aniversário do blog (vão ao sitio dele e dêm os parabéns!) descobri esta pérola no Youtube que foi a edição de 1966 das 500 Milhas de Indianápolis, a 50ª edição da prova (não houve corridas em 1918 e entre 1942 e 45 devido às duas Guerras Mundiais).
Foi feita numa altura de grandes mudanças no automobilismo americano. Desde o inicio da década que carros com motor traseiro apareciam na prova americana, na altura a mais rica do mundo. Primeiro a Cooper e Jack Brabham, depois Colin Chapman e as suas Lotus. Na edição anterior, depois de algumas tentativas, Jim Clark ganhou no com o seu Lotus 38, o primeiro carro com motor traseiro a vencer no "Brickyard".
Em 1966 a maioria dos carros já era de motor traseiro, e mais pilotos de Formula 1 apareciam na lista de inscritos. Para além de Clark, Graham Hill, Jackie Stewart e Dan Gurney faziam parte do lote de inscritos, onde aparecia um novo nome do automobilismo americano, um tal de... Mário Andretti. Fizera a pole-position e era um dos favoritos á vitória, a par de A.J. Foyt, Gordon Johncock, Lloyd Ruby e os europeus. Mas nos primeiros metros da prova, um acidente a meio do pelotão causou a destruição de catorze carros e a interrupção da prova por hora e meia, antes desta voltar ao seu ritmo normal.
Quando voltou foi basicamente uma prova europeia. Tirando Mario Andretti, que se safou da carambola, mas desistiu cedo, Jim Clark, Jackie Stewart e Graham Hill andaram nos lugares da frente durante grande parte da prova, mas o escocês deitou a perder quando sofreu um pião (semelhante a que Danny Sullivan teve dezanove anos depois) e perdeu tempo. Jackie Stewart teve uma avaria e desistiu, e quem beneficiou com tudo isto foi Graham Hill, que sem problemas, se tornou no primeiro "rookie" a vencer a prova desde 1923. Somente sete carros chegaram ao fim, e Hill levou na altura 156 mil dólares só por ter vencido. E Indianápolis só voltaria a ver um "rookie" a ganhar a sua prova 34 anos depois, graças ao colombiano Juan Pablo Montoya.
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