Esta madrugada, quando acompanhava os primeiros treinos livres, sentia-me como aquelas pessoas que voltam a ter namorada depois de algum tempo sozinhos. A prespectiva do regresso a uma vida sexual revitaliza-nos o corpo e a mente. Foi essa sensação que tive nessa madrugada quando vi os carros rolarem em Melbourne, para o GP da Austrália.
Assim sendo, daquilo que consegui ver não foi muito diferente dos testes, embora ficas com ideia do que vai acontecer amanhã ou no resto do fim de semana: a Red Bull vai ser a força a ter em conta, mas a McLaren não vai ser a desgraça que temia. Melhoraram muito e mais do que o fato da Red Bull ter escondido o jogo na segunda sessão de treinos livres, vê-se que a equipa de Woking tem uma palavra a dizer.
A Ferrari fez o costume: andou nos lugares da frente e teve Fernando Alonso melhor do que Felipe Massa. Se o Principe das Asturias foi constante, ficando em terceiro nas duas sessões, já Massa foi respectivamente 11º e sétimo nas duas sessões, apesar de não ter ficado longe do seu companheiro de equipa.
Já as Mercedes também se mostraram, mas na luta interna, as coisas ficaram repartidas. Nico Rosberg foi melhor na primeira, Michael Schumacher foi o melhor na segunda. Mas os dois colocaram os carros da marca alemã num lugar honroso, em quarto (Rosberg, 1º treino) e sexto (Schumacher, 2º treino). Outros pilotos que andaram no "top ten" foram o Williams de Rubens Barrichello (quinto e nono) os Sauber de Kamui Kobayashi e Sergio Perez e o Renault de Vitaly Petrov. Até aqui, nada de muito novo, exceto a boa performance do "rookie" mexicano, em claro contraste com Pastor Maldonado, muito para trás, o escocês Paul Di Resta ou o belga Jerome D'Ambrosio, quase no final da grelha.
Para finalizar, a regra dos 107 por cento e a Hispania. Com o seu regresso, veremos as primeiras DNQ's em mais de uma década, creio eu. Digo isso porque primeiro que tudo, a saga da equipa de José Ramon Carabante e Colin Kolles começa este fim de semana a sua segunda série. Primeiro, os carros andaram toda esta sexta-feira a serem montados à vista de todos nas boxes, apostando claramente em Vitantonio Liuzzi para que pudesse ter uma chance de rodar, e... conseguiram. Apenas uma volta. Portanto... não acredito muito que amanhã, quando rodarem, farão tempos-canhão numa máquina que andou zero na pré-temporada, não é?
Mas ela não poderá ser a unica a não correr neste fim de semana em Melbourne. A Virgin teve tempos muito próximos da exclusão, quer por parte de D'Ambrosio, que por parte de Timo Glock. Para um carro desenhado de forma compturizada, não creio que esta seja uma formula totalmente certa, pelo menos a curto prazo. E Mesmo a Lotus, com o seu motor Renault e sem KERS, parecem ter dado o tal "salto de qualidade" do qual se espera. Mas estes são as primeiras voltas do ano...
O tempo não deverá ser grande problema neste fim de semana. Apesar de ter chovido na quinta-feira, e os treinos livres terem começado com temperaturas baixas e asfalto escorregadio, não se prevê cguva para sábado e domingo. Claro, teremos de aguardar para ver se tal se confirma, não é?
Na próxima madrugada será a qualificação. Ai se verá o primeiro tira-teimas da época, pois terão de dar o máximo para estar o mais à frente possivel.
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