"Desde que Sebastien Ogier se juntou à equipa oficial da Citroen no inicio desta temporada que se falava na hipótese de dois bons talentos, do mesmo pais e com idades diferentes - Ogier tem 27 anos, Löeb anda pelos 37 -, poderiam causar tensões entre si nessa equipa. Esperava-se que tal pudesse nem acontecer durante esta temporada, dada a ideia de que Löeb estaria a preparar a sua retirada dos ralis com mais um título no bolso, mas aparentemente, e a acreditar no que vêm na imprensa especializada em terras francesas, essas tensões já começaram. A razão para isso foram uma série de incidentes que aconteceram, quer no México, quer agora em Portugal.
Segundo diz esta quinta-feira na Autosport portuguesa, a crispação já começa a ser grande entre os dois e já vem desde a prova anterior, o Rali do México. Aparentemente, no final do segundo dia da prova, Olivier Quesnel deu ordens para que os dois pilotos, que na altura lideravam o rali, mantivessem as posições até ao final da prova, algo que Löeb recusou, pelo fato de nesse dia estar atrás de Ogier e o piloto vindo da região da Alsácia querer vencer a prova para diminuir a diferença que tinha sobre Mikko Hirvonen na classificação geral.
Assim sendo, Löeb atacou Ogier, aumentando o ritmo e forçando-o a cometer um erro que lhe custou no mínimo o segundo lugar da classificação geral, mas deu a vitória que o piloto da Alsácia procurava. Quando questionado sobre o que se passara, Ogier respondeu com um enigmático: 'Um dia falarei sobre o Rali do México.'
Agora em Portugal, as coisas pareciam ir pelo mesmo caminho, mas aqui, Ogier já tinha uma vantagem maior sobre Löeb no inicio da segunda etapa, de quase trinta segundos. Löeb tentou aplicar a mesma receita do México, mas um pequeno incidente numa das classificativas, Vascão 1, quando Mikko Hirvonen se atrasou devido a um furo, voltou à estrada mesmo à frente de Löeb. Zangado como raramente se tinha visto, no final dessa etapa bateu na traseira de Hirvonen, queixando-se que o finlandês 'arrancou oito segundos à minha frente e fui o resto do troço no pó do seu carro'. Desta forma, Ogier cavou uma grande diferença para o piloto da Alsácia, no qual depois só teve de gerir até ao final, vencendo pela primeira vez em 2011.
Sendo os rumores verdadeiros ou não, aparentemente só os homens da Citroen sabem ao certo o que se passou, mas para a história ficam as declarações de Quesnel: 'O que aconteceu no Rali do México é passado, mas o que se diz não é verdade.' Mas por muito que se desmintam, parece evidente que as coisas estão crescentemente a ficar azedas. E somente estamos a caminho da quarta etapa da temporada..."
Eis algo que publiquei esta noite no site Pódium GP. Aaprentemente, as tensões entre os Sebastiens, Löeb e Ogier, que muitos achavam que poderia acontecer durante a temporada de 2011, explodiram um pouco mais cedo do que se esperava. Talvez daí se explique algo que é raro em Löeb, que é o de se zangar com outras pessoas sobre algum incidente de corrida. É certo que depois reconheceu que tinha cometido um excesso e pediu desculpa a Hirvonen.
Mas é aparente que a tensão entre os dois pilotos está instalada e muitos já comparam com o duelo entre Ayrton Senna e Alain Prost, na McLaren, ou mais recentemente, entre Jorge Lorenzo e Valentino Rossi na Yamaha. Será que vai ser assim em 2011, nos lados da Citroen? E se tudo isto que foi dito for verdadeiro, como irá acabar?
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