Quem conta isto é o Pedro Soares Lourenço no seu blog Lisboa-Dakar. Ainda não é oficial, mas pode ser considerado como "oficioso": o jornal argentino Clarin anuncia na sua edição de hoje que o Dakar de 2012 não largará de Buenos Aires, mas sim em Mar del Plata. E terminará em Lima, a capital do Peru. Na quarta edição sul americana do mais famoso rali de todo o terreno do mundo, em 2012, o rali vai acolher mais um país, para além da Argentina e do Chile: o Peru. Isso significa que vai andar mais tempo no Atacama.
O anuncio oficial será feito na próxima quarta-feira em Paris, mas o jornal afirma que parte do percurso de 2011, especialmente em sitios como San Juan e Chilecito, ra Argentina, e o deserto do Atacama, no lado chileno, será aproveitado na edição de 2012. E que o local de descanso será ou na cidade chilena Arica ou na cidade peruana de Tacna, ambas no deserto, não muito longe uma da outra.
Contudo, de acordo com o jornal argentino, há ainda algumas questões em aberto, nomeadamente o local de desembarque dos carros. As tarifas de transporte dos carros, motos e barcos da Europa para o Mar del Plata são mais caros do que o desembarque em Buenos Aires, e a mesma coisa se passa quando for para embarcar os carros, motos e camiões no porto de Lima. E o encarecimento dos custos de transporte poderá afastar os pilotos estrangeiros, como diz o jornal.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...