"A partir de meados dos anos 80, o domínio americano no campeonato CART começou a ser contestado, principalmente por ex-pilotos de Formula 1 europeus. Sempre houve participantes não-americanos nas 500 Milhas, e o primeiro vencedor europeu data de 1913, com o francês Jules Goux, a bordo de um Peugeot. Contudo, estes eram participações pontuais e nunca tinha havido uma presença significativa de estrangeiros a correrem no campeonato em si.
Contudo, a partir de 1984, com o regresso de Mário Andretti aos Estados Unidos após de uma passagem bem sucedida na Europa, alguns ex-pilotos europeus e brasileiros encontraram nas corridas americanas a descontracção e a proximidade com os espectadores que já não havia nas corridas de Formula 1. Nomes como Hector Rebaque, Teo Fabi, Derek Daly, Arie Luyendyk começaram a ser familiares para os americanos, e um desses pilotos que foram para a CART no sentido de conseguir uma segunda carreira na competição foi Emerson Fittipaldi. (...)"
A vitória de Emerson Fittipaldi nas 500 Milhas de Indianápolis de 1989 tornou-se num simbolo do automobilismo americano. Não só pela vitória em si, por ser o primeiro estrangeiro a consegui-lo desde 1966, mas também era o piloto brasileiro a vencer ali. Também se tornara no primeiro a ganhar um milhão de dólares pela vitória, mais mais importante iria acontecer no final do ano, quando venceria o título da CART, sendo o primeiro estrangeiro a consegui-lo. Isso tudo aos 42 anos e depois de no inicio da década ter estado envolvido, juntamente com o seu irmão, na aventura da sua equipa própria na Formula 1.
A sua vitória acontecia numa altura de transição no campeonato americano. Antes um feudo de pilotos locais, desde o inicio da década que os estrangeiros começavam a correr e a ser bem sucedidos. Pilotos como Teo Fabi ou Arie Luyendyk começavam a vencer e a lutar pelo título, e no final dessa década, outros como Derek Daly, Raul Boesel e outros, muitos deles ex-pilotos de Formula 1, apareciam esporadicamente ou de modo permanente nas pistas americanas. Era o começa de uma tendência que não iria acabar mais. Para ler o relato desta vitória brasileira, segue este link para o ler o resto da história no site Pódium GP.
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