![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQhdgu9GPDJTHZBYD1cMJcAb1CHuocyfXd-6jHk4-DLB7opu5I7GinxCjbqsPRG51eVrMA5YymNJwE-7kTSj3Fj0zjNeuLNqOkGlVm1C7MHXD5ksta1ohDlZkOjjSYcCYhXFWyCtQPWWg/s400/Indy+89.jpg)
Contudo, a partir de 1984, com o regresso de Mário Andretti aos Estados Unidos após de uma passagem bem sucedida na Europa, alguns ex-pilotos europeus e brasileiros encontraram nas corridas americanas a descontracção e a proximidade com os espectadores que já não havia nas corridas de Formula 1. Nomes como Hector Rebaque, Teo Fabi, Derek Daly, Arie Luyendyk começaram a ser familiares para os americanos, e um desses pilotos que foram para a CART no sentido de conseguir uma segunda carreira na competição foi Emerson Fittipaldi. (...)"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQxSqgvUewfGXyMxJwyIRa4r0GeyCjaTl4xet305zGqW7UJ7q2o7YX-cdhWaqdPJ8FKKGq1hez016AbIorX8PvQPTDjXi86hWoLbMs9ynnbXBB-0_gkDx6t2jQRKNqIP3l7MvvwUZcPHQ/s400/Indy+89+2.jpg)
A sua vitória acontecia numa altura de transição no campeonato americano. Antes um feudo de pilotos locais, desde o inicio da década que os estrangeiros começavam a correr e a ser bem sucedidos. Pilotos como Teo Fabi ou Arie Luyendyk começavam a vencer e a lutar pelo título, e no final dessa década, outros como Derek Daly, Raul Boesel e outros, muitos deles ex-pilotos de Formula 1, apareciam esporadicamente ou de modo permanente nas pistas americanas. Era o começa de uma tendência que não iria acabar mais. Para ler o relato desta vitória brasileira, segue este link para o ler o resto da história no site Pódium GP.
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